Transporte de peça
gigante da Itaipu: viagem de carreta que leva transformador de 122 toneladas é
parada pela terceira vez
O transporte do
transformador de 122 toneladas da usina de Itaipu que havia sido retomado na
quinta-feira (13), foi interrompido novamente. O transformador levado em uma carreta de 124 rodas saiu de Foz do Iguaçu,
em 18 de janeiro e levaria cerca de 20 dias para chegar a Blumenau - porque o
veículo não pode ultrapassar os 40 Km/h - para passar por manutenção.
A nova parada ocorre no
limite entre o Paraná com Santa Catarina, próximo a BR-153. Desta vez, porque a
empresa responsável pelo transporte pediu acompanhamento do veículo pela
Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Santa Catarina.
A nova possível data da
chegada do veículo ao destino final é incerta.
A primeira parada do
veículo ocorreu por falta da chamada Autorização Especial de Transporte (AET) -
devido as grandes dimensões - emitida pelo Departamento de Estradas e Rodagem
(DER).
A peça deve ser levada
para a cidade catarinense para passar por manutenção.
Em nota, a usina de
Itaipu informou que o transporte da peça está sendo feito por uma empresa
especializada contratada pela Weg, que é responsável pelo conserto em fábrica
do equipamento.
A Weg disse que tomou
conhecimento da infração cometida pela transportadora e que determinou que
providencias fossem tomadas para a regularização.
A expectativa é que o
equipamento seja reinstalado em Foz do Iguaçu em meados de 2026.
Fonte: G1



Nenhum comentário:
Postar um comentário