15 de fevereiro de 2018

DIAGNÓSTICO

Entregue o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, recebeu do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, junto com os demais gestores dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu. O ato aconteceu na sede da Amvali, na tarde desta quarta-feira (14). 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável foi quem investiu R$ 1,3 milhão na elaboração do Plano, que foi desenvolvido pela Unisul e serviu para levantar um diagnóstico sobre as condições de qualidade e quantidade de água disponível na bacia do Rio Itapocu e como está sendo usada.

De acordo com o professor Leonardo Porto – que coordenou a equipe de 15 profissionais durante 48 meses de estudos –, mais de 60% da bacia é preservada por florestas com médio e alto índice de proteção, o que é um bom sinal.

O estudo demonstra ainda a importância da agricultura na bacia, sendo o arroz irrigado a principal vocação da mesma, seguida da cultura da banana e da indústria de transformação. “O arroz irrigado chega a 51% da demanda atual da água do Rio Itapocu. Nem por isso, esta cultura pode ser considerada a vilã, mas pode ser a solução para a preservação da bacia”, explica o professor.

O relatório de 86 páginas foi impresso e será distribuído para as entidades privadas e órgãos públicos que atuam diretamente com a questão, como é o caso do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, cujo presidente Sérgio Santini mencionou a importância do levantamento para as futuras ações a serem desenvolvidas na microrregião. “Vamos encaminhar um trabalho mais efetivo dentro do que prevê o Plano”, enfatizou.


O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, disse considera o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu um legado que deixa para a região. “Ele deve ser utilizado pelas próximas gerações com responsabilidade para a sustentabilidade regional. Trata-se de uma etapa para o melhor controle e planejamento do futuro”, resumiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário