Primeiros dados do Plano de Mobilidade
apontam necessidade de mudanças
A quarta reunião sobre o Plano de Mobilidade de Jaraguá do Sul, no
Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas) contou com os primeiros dados
levantados pela Urbtec TM – Engenharia, Planejamento e Consultoria, de Curitiba
(PR), empresa responsável pelo trabalho. O plano, que tem previsão de ficar
pronto em outubro, tem os objetivos de guiar o planejamento urbano e auxiliar
nas mudanças necessárias em curto espaço de tempo. As informações coletadas
delineiam o trânsito na cidade com diagnósticos que caracterizam a malha
viária, natureza das viagens de automóvel e pontos críticos de tráfego.
No ranking dos pontos críticos, tendo como base o número de
acidentes registrados pela Polícia Militar (PM) nos anos de 2013 e 2014, a
líder é a Avenida Prefeito Waldemar Grubba, totalizando 701 acidentes. Na
sequência, surgem a Rua José Theodoro Ribeiro, na Ilha da Figueira, com 371;
Presidente Epitácio Pessoa, com 339; Walter Marquardt, com 327 e Bernardo
Dornbusch, com 255 acidentes. Só em 2014, de acordo com dados do setor de
trânsito da PM, foram 3.451 acidentes.
Dos veículos envolvidos, 66% correspondem a automóveis, 12% motos,
10% caminhonetes e 8% trens.
A evolução da quantidade de veículos aponta para 66.707 automóveis
na cidade em 2014 para uma população estimada em 159.896 moradores, com um
índice de 42 automóveis para cada 100 habitantes. Em 2002, por exemplo, esta
última estimativa era de 27 automóveis para cada 100 habitantes. Pesquisa de
2011 demonstrou que, nos horários de pico, 46% utilizavam veículos, 24% eram
pedestres, 19% optavam pelo transporte coletivo e 11% eram ciclistas.
O plano de diagnóstico recente da Urbtec apontou para o intervalo
das 7 às 8 horas e das 17h15 às 18h15 as situações mais críticas no trânsito. O
bairro Czerniewicz lidera a questão da pouca fluidez de veículos, seguido
também do Amizade, Ilha da Figueira e Vila Lalau, que apresentam movimentações
consideráveis.
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