19 de setembro de 2013

CÂMBIO

Política monetária dos EUA faz dólar despencar

O Federal Reserve, banco central americano, eliminou nesta quarta-feira, dia 18, toda a expectativa criada em torno de uma possível revisão da política monetária expansionista dos Estados Unidos. As expectativas de início imediato de desmontagem dos estímulos monetários não ocorreram, surpreendendo os investidores e produzindo fortes altas nos mercados financeiros.
A espera pelo fim das medidas era tão grande que o Dólar disparou nos últimos meses. A taxa de câmbio brasileira, por exemplo, chegou a atingir o patamar de 2,45 em agosto.
Taxa de câmbio cai

Com o recente anúncio de manutenção da política monetária, a taxa de câmbio caiu de maneira vigorosa, fechando abaixo dos 2,20. Com isso, momentaneamente o Brasil volta a ter um câmbio um pouco mais favorável, alívio que pode ser bem-vindo para o país, já que significará um repasse frouxo da variação cambial aos preços, que se afigurava perigoso diante de uma inflação que resiste a sair da casa dos 6%. Assim, o final de ano pode ser melhor para o comércio, que tem no produto importado um importante instrumento de recuperação de margens de rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário