29 de março de 2018

POLÍTICA


Caminho Livre para Nilson Bylaardt

Nilson Bylaardt

O único candidato do Manda Brasa na região deverá ser o ex-prefeito de Guaramirim, Nilson Bylaardt. Para isso ele conta com apoio do governador Eduardo Pinho Moreira, que deve indicar o ex-prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini para a ADR e a Secretária de Cultura de Jaraguá do Sul, Natalia Lúcias Petry para a Fesporte, restando somente o nome de Bylaardt para disputar o cargo pelo partido na região.  O mais complicado no momento para o peemedebista é obter uma declaração de apoio do PMDB jaraguaense.  Nas eleições  municipais de 2016 teria havido um acordo através do qual o PMDB não lançaria candidato a deputado estadual em Jaraguá do Sul, para apoiar a candidatura do  ex-prefeito Dieter Janssen (PP). Mas Nilson reside em Guaramirim e conta com a fidelidade dos eleitores do PMDB, inclusive de Jaraguá do Sul que na sua maioria não votam em candidatos de outro partido. 

Presidenciável do Novo em Jaraguá do Sul

Empresário João Amoêrdo

O pré-candidato à Presidência pelo Partido Novo, João Amoêdo, estará em Jaraguá do Sul no dia 23 de maio. A informação é do coordenador da sigla no município, Guilherme Vogel. Na agenda do presidenciável, reunião com lideranças empresariais, coletiva com a imprensa e palestra em local a ser confirmado. As principais bandeiras defendidas pela sigla, são a redução da Ação do Estado na vida do indivíduo, privatização de empresas públicas, partido sem dinheiro público (contra o Fundo Partidário), não faz coligação e permite apenas uma reeleição. O Novo deverá lançar 14 candidatos a deputado federal em SC, entre eles Leandro Schmöckel, de Jaraguá do Sul.


Administração propõe 2,07 % de Reajuste salarial

Representantes da Administração Municipal de Jaraguá do Sul se reuniram com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, para tratar do reajuste salarial da categoria. Com base na inflação do ano de 2017, o secretário da Administração Argos Burgardt apresentou a proposta de reajuste em 2,07 %. . Em Guaramirim o reajuste concedido pela prefeitura foi de 1,81%.

Dia Mundial da Água

Vereador Charles Longhi


O vereador Charles Longhi (MDB) de Guaramirim apresentou na sessão do dia 22 de março, Dia Mundial da Água, projeto que obriga a captação e uso de água pluvial nas novas edificações com área igual ou superior de 90m2 do município. Estas construções deverão possuir um reservatório ou cisterna adicional para a coleta da água pluvial com capacidade mínima de 500 litros e no máximo 5.000 litros. Cabe ao município interferir no projeto de construção que não estiver de acordo com a legislação.
O parlamentar foi para a tribuna da câmara para destacar tão importante data e justificou seu projeto dizendo que a água proveniente das chuvas vai servir para a irrigação de hortas e jardins, limpeza de calçadas e pisos, lavação de automóveis e similares. Longhi disse que diminui em praticamente 50% o consumo de água tratada e vai contribuir na preservação.

Pavimentação de Ruas

Vereador Arlindo Rincos

O vereador Arlindo Rincos (PSD) declarou que ainda não recebeu as informações sobre a pavimentação de ruas que será feita com os recursos do Badesc, cerca de R$ 20 milhões. Ele afirmou que não tem como os vereadores cumprirem seu papel de fiscalizar a Prefeitura se esse tipo de negligência for recorrente na Administração Municipal.

  
Polícia investiga denuncia de Assédio sexual

Polícia Civil abriu inquérito para investigar denúncias de estudantes que acusam um professor de abuso sexual em uma escola estadual no Centro de Guaramirim. Segundo o delegado responsável pela investigação, Augusto Melo Brandão, testemunhas estão sendo ouvidas. A Gerência de Educação (Gered), informou à imprensa que recebeu na semana passada as atas do suposto caso. A gerente de Educação, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff, disse que a Gered orientou o diretor da unidade a registrar depoimentos dos alunos, pais e professor acusado e fazer o registro em ata.
A Polícia Civil não divulgou mais informações sobre o caso, que está sendo mantido em sigilo. A Gerência de Educação informou que os procedimentos administrativos serão tomados após a conclusão do inquérito.

Transporte Escolar Municipal

O Secretário de Educação Rogério Jung, esteve reunido com os parlamentares na tarde desta quarta-feira (28), na Câmara de Jaraguá do Sul, a fim de esclarecer dúvidas acerca do Programa de Transporte Escolar Municipal e a exigência de as crianças beneficiadas residirem a, pelo menos, três quilômetros de distância da escola onde estudam, conforme Lei Municipal nº4150/2006.
Rogerio Jung demonstrou ainda levantamento sobre o impacto no orçamento da Secretaria, caso a Lei fosse alterada, suprimindo a exigência da distância dos três quilômetros. “Não temos orçamento para isso”, frisou o Secretário.
Levantada a possibilidade de encurtar a distância, passando de três para dois quilômetros, ou mesmo um quilômetro, Rogerio lamentou que também não há margem para trabalhar, devido ao alto custo que isso representaria no orçamento da pasta.

Projeto na Câmara de Vereadores

Tramita na Câmara, o Projeto de Lei nº45/2018, de autoria dos vereadores Arlindo Rincos (PSD) e Ronaldo Magal (PSD), que pretende suprimir da Lei Municipal nº4150/2006, a exigência dos três quilômetros, abrindo a possibilidade de transporte para todos que estejam cursando do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. O projeto foi aprovado na noite desta quarta-feira (28).

 Nivelamento dos trilhos

Vereador Jaime Negherbon

Jaime Negherbon voltou a cobras da empresa Rumo Logística, responsável pela ferrovia que corta a cidade, uma solução para o desnivelamento dos trilhos em Jaraguá do Sul. Conforme ele, as passagens pelos trilhos estão prejudicando os motoristas. “Treme todo o carro, é ruim de passar e corre o risco de quebrar o carro”, argumentou.


Troca de Lixeiras

Vereador Ronaldo Magal

O vereador Ronaldo Magal (PSD), ao comentar suas indicações que pedem a implantação de lixeiras em pontos de ônibus da cidade, afirmou que a situação no município é crítica. Ele conta que muitas lixeiras em Jaraguá do Sul estão depredadas e em más condições, oferecendo riscos aos munícipes. Marcelindo Gruner e Jaime Negherbon (PMDB) afirmaram que o Executivo já está com a licitação pronta para a compra de novas lixeiras. Eles asseguram que elas serão feitas de um material diferente, parecido com o plástico, bem mais apropriado que o atual, de ferro.

Proibida ideologia de gênero nas Escolas

O presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Kassner (PP), promulgou na no dia 23 de março a Lei que dispõe sobre a proibição de lecionamento de qualquer temática relacionada a ideologia de gênero no âmbito educacional de Jaraguá do Sul.

De autoria do vereador Jackson José de Ávila (PMDB), o Projeto de Lei foi aprovado, em segunda votação, no dia 22 de fevereiro, por nove votos favoráveis e uma abstenção de Celestino Klinkoski (PP). Pela Lei fica vedado, portanto, aos profissionais da educação, dentro das instituições de ensino escolar do Município de Jaraguá do Sul, privada ou pública, a inserção, na grade curricular das escolas, a orientação política pedagógica aplicada à implantação e ao desenvolvimento de atividades pedagógicas que visem à reprodução do conceito conhecido como “ideologia de gênero”, orientação sexual e congênere.

O vereador Jackson de Ávila lembra que o projeto tramita na câmara municipal desde 2012: 

ÁUDIO:     



Nenhum comentário:

Postar um comentário