27 de agosto de 2016

ELEIÇÕES

Sinsep dá início a encontros entre candidatos a prefeito e servidores

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul e Região (Sinsep) promoveu na noite de quinta-feira (25) o primeiro Encontro dos candidatos a prefeito com os servidores, na Câmara de Vereadores, reunindo os quatro candidatos de Jaraguá do Sul. "A população elege o prefeito, nós, servidores, escolhemos o nosso patrão por quatro anos", advertiu o presidente do Sinsep, Luiz Cezar Schorner, lembrando que "esse evento somente terá sucesso mediante a organização da categoria, acompanhando os planos de governo dos candidatos e o que o eleito fará em relação à valorização do servidor", disse. Ao final de cada explanação, foi lida a Carta Compromisso elaborada pelo Sinsep, que recebeu a assinatura dos candidatos.

A apresentação seguiu a ordem alfabética e cada candidato pode explanar pelo tempo de até 15 minutos suas ideias e propostas voltadas especificamente para os servidores. Ao final da exposição individual de cada candidato, a comissão organizadora selecionou três perguntas, dentre aquelas formuladas por escrito pelos servidores presentes. A principal indagação da plateia foi em relação à necessidade de aumentar a arrecadação e combater a sonegação e conceder reajuste salarial. Outras foram sobre a garantia de acessibilidade nos prédios públicos, começando pelo próprio gabinete do prefeito, e as eleições diretas para diretores de escolas e centros de educação infantil.

Antídio Lunelli

O candidato da coligação PMDB/PP, Antídio Aleixo Lunelli, prometeu "relacionamento respeitoso" com os servidores, "com diálogo e transparência", dar "incentivo profissional, treinamento e atualização, para que prestem serviço com qualidade e bom ambiente de trabalho". Antídio disse que será preciso equilibrar o caixa da Prefeitura e não assegurou reajuste salarial para a categoria, apenas afirmou que "o que é de direito jamais será negado a ninguém". Em relação a condições de trabalho, considerou que o atual centro administrativo é um ambiente escuro, que "não está à altura de Jaraguá do Sul e do servidor". Prometeu, por fim, implantar um novo sistema de gestão, com integração das secretarias, e "aproximar a prefeitura dos cidadãos, com o uso da tecnologia". O candidato reconheceu que desconhece a Lei 11.738, que estabelece a obrigatoriedade de 1/3 da carga horária do professor em hora atividade (a lei existe desde 2008) e, quanto à acessibilidade resumiu: "Faremos o que a lei determina, de maneira simples e funcional".

Ivo Konell

O candidato da coligação PSB/PSDC/PDT/PR/PV/PEN criticou "a má administração atual na Prefeitura" e assegurou a redução de 50% dos cargos comissionados, com o aproveitamento de servidores efetivos nesses cargos, além da compactação e eliminação de secretarias. "Assim teremos R$ 1,5 milhão em economia e não será das costas dos servidores que conseguirei isso", afirmou. Konell criticou que os servidores tenham perdido abono de férias, licença prêmio, cestas de Natal, festa no dia do servidor, e que a categoria tenha recebido o reajuste salarial em três parcelas, ainda assim, abaixo da inflação. "Retirar direitos adquiridos não é possível, a Prefeitura não funciona com servidores insatisfeitos", reforçou, lembrando que, quando era prefeito "nunca houve nem ameaça de greve na administração". Quanto à acessibilidade, o candidato disse que vai construir uma nova sede para o centro administrativo e que a Lei 13.146 será cumprida: "A Prefeitura é uma rancharia de mais de 70 anos, o maior perigo para os servidores", criticou. Konell prometeu realizar eleições diretas para diretor de escolas e CEIs - "por que não deixar a comunidade escolher o diretor?", questionou. Por fim, o candidato assegurou que "aplicará recursos em Educação e Saúde acima dos índices impostos pela Constituição", mesmo que seja aprovada a PEC 241, que congela investimentos de estados e municípios.

Jair Luís Pedri

O candidato da coligação PSD/PSDB/PTC prometeu resgatar a auto estima do servidor. "Nunca se vendeu tanto medicamento tarja preta para os servidores, como agora", denunciou Jair Pedri, prometendo um canal permanente de negociação com a categoria: "Ninguém consegue condições de trabalho, qualidade de vida e do serviço prestado se o servidor não estiver bem", afirmou. O candidato quer "discutir metas e ambiente de trabalho" e prometeu a construção de um refeitório digno para os servidores. "Quero substituir o braço pesado do prefeito, sem assédio moral contra os servidores, investir nas pessoas é investir no servidor, que terá oportunidade de gestão no meu mandato", disse. Jair é contra o pagamento de triênio para comissionados, contra a reeleição e garantiu que irá resgatar a auto estima e ânimo dos servidores. "Se o servidor estiver bem, irá bem representar uma comunidade". O candidato lembrou que a Educação foi um setor esquecido pela atual administração e lamentou que o professor é a categoria que mais consome antidepressivos, prometendo a criação de um grupo gestor da Prefeitura, que terá um representante da Educação. "Vou estabelecer diálogo permanente, ser acessível, percorrer todos os setores e tratar o servidor com respeito", resumiu.

Luiz Ortiz Primo


Servidor público efetivo há 22 anos, o candidato do PT a Prefeito citou vários avanços obtidos pela categoria, através do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, do qual foi presidente entre os anos e 2009 e 2013. "O Plano de Cargos e Salários, o Estatuto do Servidor, a licença maternidade de 180 dias foram algumas das conquistas de um sindicato forte", lembrou Luiz Ortiz. "Temos um plano de governo para o servidor e, consequentemente, para a melhoria de Jaraguá do Sul como um todo", disse, prometendo: "70% dos cargos da administração serão ocupados por servidores de carreira", adiantou o candidato do PT, que quer reduzir o número de cargos comissionados e governar com o servidor. "Vamos criar uma comissão permanente de negociação com os servidores, que terão acesso a todas as contas da administração, vamos abrir a caixa preta que é, hoje, a Prefeitura, melhorar os salários, condições de trabalho e a saúde do servidor". Luiz Ortiz pretende criar um ambulatório municipal especialmente para atender ao servidor, acabar com a disfunção na administração municipal, assegurar a capacitação permanente, reformular o Plano de Cargos e Salários, os Estatutos do Servidor e do Magistério. Por fim, disse que vai garantir que o ISSEM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal) seja do servidor de carreira, garantiu a realização de eleições diretas para diretor de escolas e CEIs. Diminuir a sonegação de impostos e incentivar o turismo como fonte de arrecadação são outras propostas do candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário