16 de dezembro de 2015

ASSINATURA

Governo do Estado assina convênio do Plano de Bacia do Rio Itapocu


O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, assinou nesta quarta-feira, (16), na sede da AMVALI, em Jaraguá do Sul, o plano de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.  O estudo vai apontar a capacidade hídrica, recuperação de áreas degradadas, desassoreamento, entre uma série de medições do rio que visam evitar cheias e alagamentos. “Este era um anseio muito forte da nossa região, e lutamos muito para conquistar os recurso e tirar o plano do papel ainda em 2015. O benefício será para todo o Vale do Itapocu”, explica o secretário Chiodini.

O projeto vai custar R$1,7 milhão, e tem como prazo de execução 18 meses, com o primeiro repasse de 50% do valor na assinatura do convênio que envolve a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e com o Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Itapocu.


Uma equipe de pesquisadores da UNISUL será responsável pela elaboração do documento, que vai beneficiar 13 municípios. O Plano da Bacia do rio Itapocu permitirá que o governo e a sociedade conheçam a situação das águas da região, em termos de qualidade e de quantidade, e identifiquem potenciais conflitos de uso, possibilitando estabelecer diretrizes e ações a fim de compatibilizar os diversos usos da água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário