5 de fevereiro de 2015

ESCÂNDALO NA PETROBRAS

Malotes de documentos apreendidos começam 
a chegar  à PF em Itajaí


Foto: Marcos Porto / Agência RBS
Empresa de Piçarras é principal foco de investigações em nova etapa da Lava-Jato

Uma grande empresa de Santa Catarina é o principal foco de atuação da Polícia Federal nesta nova fase da Operação Lava-Jato, a nona desde o início das investigações. Das quatro prisões decretadas, três foram para cumprimento no Estado. Duas pessoas foram presas em Itajaí e uma se encontra no exterior, por isso não foi detida pelos agentes — os três têm ligação com a empresa Arxo, de Piçarras, no Litoral Norte catarinense. A quarta pessoa, do Estado da Bahia, segue sendo procurada.

De acordo com a PF, a empresa que produz equipamentos de armazenagem e transporte de combustíveis tem ligações com a BR Distribuidora e há suspeitas de que teria envolvimento com lavagem de dinheiro e pagamento de propinas.

A denúncia contra fraudes envolvendo a distribuidora da Petrobras teria partido de um colaborador que procurou a PF. As ações em Santa Catarina têm como objetivo encontrar provas materiais que possam comprovar as denúncias que chegaram ao conhecimento dos policiais.

Na busca e apreensão realizadas pelos agentes, foi apreendido um grande volume de dinheiro na empresa. Das duas pessoas detidas, uma seria um dos sócios da Arxo e a outra um diretor da companhia, informou o portal G-1.

Os presidentes da empresa são os irmãos João Gualberto Pereira Neto e Gilson João Pereira, presidentes da Arxo. A reportagem ainda não confirmou o nome do diretor. A PF, em coletiva realizada em Curitiba, não divulgou nenhum dos nomes das pessoas com mandado de prisão.

Os dois presos durante a operação foram levados diretamente para Curitiba, conforme a Polícia Federal. Um dos alvos dos mandados de condução coercitiva — funcionário da Arxo — foi encaminhado à delegacia da PF, em Itajaí, prestou depoimento e, em seguida, foi liberado.

Buscas em empresa de Piçarras

A empresa Arxo, que atua no fornecimento de tanques para armazenamento de combustíveis e na produção de caminhões tanque, instalada no município de Piçarras, é uma das que recebeu a atuação da PF para apreensão de documentos.

Ações em SC

A Polícia Federal cumpre 26 mandados — 16 de busca, 7 de condução coercitiva e 3 de prisão temporária  — em Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira. A ação faz parte de mais uma fase da Operação Lava-Jato. Cerca de 50 policiais federais participaram da operação, metade de Itajaí, metade do Paraná. Os agentes catarinenses fizeram apenas cumprimento de mandados de busca e de condução coercitiva.

Os mandados foram cumpridos nas seguintes cidades do Estado:

- Itajaí - 8 mandados de busca, 5 de condução coercitiva e 2 de prisão temporária;
- Balneário Camboriú - 3 mandados de busca, 1 de prisão temporária e 1 de condução coercitiva;
- Piçarras - 2 mandados de busca;
- Navegantes - 1 mandado de busca e 1 mandado de condução coercitiva;
- Penha - 1 mandado de busca;

- Palmitos - 1 mandado de busca. (DIÁRIO CATARINENSE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário