27 de julho de 2014

INVASÃO

Loteamento Harmonia invadido na madrugada de domingo

72 famílias ocuparam na madrugada deste domingo, dia 27, o Loteamento Popular Harmonia, no Bairro Três Rios do Norte, em Jaraguá do Sul. São mais de 200 pessoas,  que reivindicam o direito à moradia. Segundo um dos porta-vozes do movimento, Gelson dos Santos, de 35 anos,  as famílias não têm a intensão de deixar o local. “Muitos aqui já foram despejados por não ter condições de pagar para morar”, enfatiza. Para controlar a entrada de novas famílias, os integrantes do movimento montaram uma guarita na entrada do empreendimento. Segundo eles, a intensão é evitar que a ocupação se amplie já que as 72 residências do conjunto habitacional estão ocupadas.

O Conjunto Habitacional foi iniciado em 2007 em parceria entre o município e a Companhia de Habitação Santa Catarina (Cohab-SC). O caso se arrastava na Justiça com suspensão de obras, exigências de novas terraplanagens, verificação de cálculos estruturais dos imóveis e até tubulação para drenagem pluvial.


No início de 2013, as alterações sugeridas pelo Ministério Público foram atendidas pelo município, mas até o presente momento, as moradias estavam vazias. O conjunto habitacional estava destinado para famílias que perderam suas casas na enchente de 2011.

A Polícia Militar em duas oportunidades, ainda durante a madrugada e no final da tarde deste domingo, acompanhou representantes da prefeitura municipal que tentaram negociar a desocupação, que terminou sem um acordo. As pessoas que entraram nas casas ainda sem água e luz elétrica continuam no local. Durante a semana a Prefeitura Municipal tomará novas medidas administrativas para solucionar o impasse.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário