7 de março de 2014

SEMANA DA MULHER EM GUARAMIRIM

Desenvolvimento Social promove 2ª Semana Dona Paulina 

O Dia Internacional da Mulher, c
omemorado em 8 de março, será lembrado neste ano em Guaramirim com atividades envolvendo dos Clubes de Mães do município. A organização é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação através do CREAS – Centro de Referencia em Assistência Social. Começa no dia 10 de março, às 13h30, no Clube Feliz Idade (centro), dia 11 no Poço Grande, dia 12 Guamiranga e dia 13 na localidade de Serenata. Os 19 Clubes foram convidados. O objetivo é debater com as profissionais do CREAS temas como empreendedorismo, liderança auto-estima, motivação etc. Os encontros são abertos a todas as interessadas em participar.

Fique sabendo!

A Dona Paulina Julia da Silva, que dá nome ao evento, foi uma importante parteira de Guaramirim e auxiliou a trazer muitas vidas ao mundo.
Natural de Luiz Alves, Paulina faleceu em 2000 com mais de 100 anos, porém sua data de nascimento não era precisa, por lembranças que a mesma possuía, de ser posta em uma carroça com outras crianças e foi levada para ser registrada em Itajaí. Assim, sabia que tinha alguns anos a mais do que diziam seus documentos.
Viúva com 46 anos, Dona Paulina criou seus cinco filhos trabalhando como empregada doméstica até seus 70 anos, em casas de famílias tradicionais do município. Segundo familiares, ela não pedia nada em troca dos partos, mas raramente recebia alguma compensação, muitas vezes em forma de produtos.
O trabalho, a dedicação, a garra, o amor ao próximo, a luta nas condições mais adversas, são algumas das características que fazem de Dona Paulina um exemplo para as mulheres guaramirenses e que empresta o nome para a semana que marca as lutas das mulheres e pelas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário