20 de março de 2014

MAIS IMPOSTOS

Fecomércio é contrária à elevação de impostos sobre bebidas frias

O governo federal, através da Receita Federal, pode elevar a tributação de bebidas frias, como a cerveja e o refrigerante, a partir de 1º de abril deste ano. A medida já poderia ter sido tomada em outubro do ano passado, mas foi barrada por representantes do setor. À época, os empresários declararam que a elevação da carga tributária traria prejuízos ao setor e para a geração de empregos.
Entretanto, para este ano, o governo alega que a medida se faz cada vez mais urgente, como uma tentativa de sanar as contas públicas. Elas ficaram, em fevereiro, R$ 4 bilhões aquém do previsto, comprometendo a meta de superávit primário do mês.

Para o consumidor, o impacto do aumento dos impostos para as bebidas será uma elevação dos preços num setor que já sofre com consideráveis índices de inflação. Desta maneira, a Fecomércio SC é contrária à medida, considerando que além do impacto ao consumidor, setores como o atacadista de bebidas, o de supermercados e o de bares e restaurantes serão fortemente prejudicados. Além disso, consideramos que uma política tributária eficaz deve ser feita com base em corte de despesas e melhoria de eficiência do setor público, e não através de aumentos na já elevada carga tributária brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário