7 de janeiro de 2014

COMÉRCIO

(Foto/divulgação)
Confiança do empresário do comércio cresce


O índice de Confiança do Empresário do Comércio catarinense de dezembro apresentou alta de 6,2% na comparação com o mês de novembro, chegando à casa dos 132,8 pontos. O índice segue expressando otimismo dos empresários, principalmente em relação às expectativas de que a economia cresça no médio prazo.
O índice de condições atuais do empresário do comércio apresentou queda na comparação com dezembro de 2012, mas recuperou-se na comparação com novembro de 2013. Nesta comparação a variação foi de expressivos 23,5%. Na anual, variação de -4,9%.
O Natal e as festas de final de ano justificam tamanho salto mensal do otimismo com as condições atuais do comércio. O período é responsável por quase um terço de tudo que é vendido no ano do comércio. Já a queda anual é reflexo de um ano mais fraco para o comércio em Santa Catarina e, também, no Brasil.
Conclusão
Para os empresários do comércio catarinense, o momento atual da economia é de recuperação, principalmente em função das festas de final de ano. Além disso, existe uma expectativa de melhoria nas condições de vendas no futuro, o que alimenta o elevado patamar do indicador de expectativas.

Entretanto, a situação atual é incerta. O menor ritmo de vendas de 2013, a disparada do câmbio, o aumento dos juros e o alto endividamento familiar estão fazendo o empresário ficar reticente em relação ao momento atual, apostando numa recuperação futura e, também, postergando os investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário