2 de agosto de 2019

SAÚDE

Quase 200 pessoas atendidas no primeiro dia de mutirão de hepatite


 No primeiro dia de mutirão de imunização e realização de exames para detecção de hepatites do tipo B e C, quase 200 pessoas foram atendidas na Estação Saúde, instalada em frente ao Terminal Urbano.


O evento faz parte da campanha desenvolvida pela Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde.

De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, Fabiane da Silva, 199 pessoas foram atendidas na quinta-feira, dia 1º de agosto. Dessas, 15 tiveram resultado positivo, sendo 1 para HIV, 2 para hepatite B, 2 para hepatite C e 10 para sífilis.

Os atendimentos continuam hoje das 10 às 20 horas; e amanhã, sábado, das 8 às 18 horas. Em Jaraguá do Sul, o Sistema de Informação de Doenças de Notificação Compulsórias (Sinan), registrou, neste ano, 21 novos casos de hepatite B e C. Os dados históricos apontam a notificação de cerca de 800 casos na cidade.

A hepatite é uma patologia silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, mas que, quando aparecem, envolvem cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos tipos A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E. Milhões de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Há risco de evolução da doença, causando danos graves ao fígado, como cirrose

Nenhum comentário:

Postar um comentário