9 de agosto de 2019

PROCON


Procon alerta para cobranças consignadas indevidas em benefícios do INSS

A diretora do Procon de Jaraguá do Sul, Samira Leutprecht, informa que o registro mais frequente no órgão nos últimos meses é a cobrança indevida de mensalidades ou empréstimos consignados em benefícios pagos pelo INSS, como aposentadoria e pensão, por exemplo. A queixa é de lançamentos não autorizado pelos beneficiários de débitos por parte de associações de aposentados e pensionistas ou de alguma instituição financeira.

De acordo com Samira, os referidos descontos são lançados diretamente no benefício do consumidor e quando é depositado no banco em que o consumidor recebe, já está sem o valor que foi descontado indevidamente. “Como na maioria das vezes, o valor debitado é baixo e difícil de ser notado, se o consumidor conferir somente sua conta bancária, não vai perceber que está sendo lesado por descontos de serviços que não contratou”, acrescenta.

Por isso, o Procon recomenda aos consumidores que possuem algum tipo de benefício pago pelo INSS que façam conferência mensal do seu extratos do benefício e de consignações – que podem ser obtidos no site do INSS – para averiguar se está havendo algum desconto indevido. Constatando-se alguma irregularidade, o primeiro passo é entrar em contato com o banco ou a associação que está efetuando os débitos e solicitar o cancelamento dos contratos que não foram autorizados, bem como a devolução, em dobro, de todos os valores descontados indevidamente.

“Caso o consumidor não consiga a solução de seu problema diretamente com as instituições, poderá agendar um horário no Procon, que intermediará esse contato e tentará resolver administrativamente a situação”, orienta Samira Leutprecht.


Nenhum comentário:

Postar um comentário