30 de maio de 2019


Defesa Civil registra três casos de deslizamento de terra nesta quinta

O diretor de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle, destacou que a quantidade de chuva prevista para os próximos dias na cidade ainda não preocupa no que se refere a alagamentos, mas faz com que as equipes do órgão mantenham o monitoramento nas regiões de encosta no Município.

“A princípio o volume de chuva para os próximos dias é inferior a 40 milimetros o que diminui o risco de alagamento. Porém, este tipo de chuva mais contínua pode ocasionar, eventualmente, ocorrências de deslizamentos de terra”, observa.

Nesta quinta-feira (30), o serviço 199 recebeu chamadas de três ocorrências, nenhuma de extrema gravidade. A primeira foi na Vila Lenzi, próximo ao cemitério municipal, onde uma casa foi interditada por equipes da Defesa Civil após um escorregamento de terra próximo ao imóvel. O mesmo ocorreu em uma escola no loteamento que teve duas salas fechadas, preventivamente, pelo mesmo motivo. Por fim, um deslizamento também atingiu uma via na área rural de Jaraguá, na Tifa Monos.

A Defesa Civil recomenda que, nestes casos, os moradores das regiões de encosta se mantenham alertas a sinais caracterísiticos que precedem os deslizamentos de terra. Primeiro, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil pelo serviço 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Hideraldo Colle também lembra que o prefixo 199 é apenas para comunicar situaçôes de emergência e não para pedir informações sobre clima ou situação do nível dos rios. “Precisamos deixar este canal aberto apenas para casos urgentes. Outro tipo de informação pode ser obtida por meio do site da Defesa Civil Estadual ou do sistema Epagri/Ciram”, observa o diretor de Defesa Civil da PMJS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário