13 de dezembro de 2018

ALERTA


Golpe da lista telefônica: veja as orientações do Procon de Schroeder


Nos últimos meses, várias empresas da região foram vítimas de golpes. Entre eles, o mais famoso é o da “lista telefônica”. A ação ocorre através de um telefone, onde os golpistas simulam a venda de espaços para divulgação em listas telefônicas, ou a atualização cadastral para o mesmo fim.
            Segundo o Procon de Schroeder, normalmente em situações como estas, os comerciantes ou empresários recebem ligações solicitando os dados da empresa, como o nome, CNPJ e endereço. “Em seguida, o estabelecimento recebe via fax ou e-mail um contrato para assinatura. Na maioria dos casos, em sete dias são enviados boletos para a cobrança de um serviço não contratado”, explica a diretora do Procon, Nadiete Marcilio.
            A orientação do Procon é para que comerciantes e empresários fiquem alertas ao repassar dados comerciais por telefone e ainda, na hora da assinatura de contratos com empresas desconhecidas. “Isso vale para todas as situações: antes de assinar qualquer documento é importante ler todas as cláusulas do contrato, saber do que se trata e principalmente, esclarecer todas as dúvidas”, complementa Nadiete. A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), garante através da resolução nº 66, de 9 de novembro de 1998, a inclusão gratuita de telefones comerciais e privados nas listas telefônicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário