18 de fevereiro de 2018

POLÍTICA

Confira as últimas notícias do cenário político de Jaraguá do Sul e Região

MP investiga Prefeitura de Corupá e Bananalama


O Promotor Ricardo Viviani de Sousa do Ministério Público da Promotoria de Justiça de Jaraguá do Sul, instaurou neste mês de fevereiro um procedimento para investigar o repasse de verba e uso de bens e mão de obra pública em prol do Bananalama 2017. Os investigados na ação são o prefeito João Carlos Gottardi, o vice Arno Celso Neuber, o secretário de obras, Everaldo Mokwa, o secretário de finanças Silvio Richardt, o secretário de esporte, turismo e lazer, Juliano Millnitz, o assessor jurídico da prefeitura Luciano Cani e o Clube de Trilheiros Bananalama. Na época a prefeitura repassou cerca de 280 mil reais para a realização do evento e ainda auxiliou na execução de obras no local do evento.


Resposta


A Prefeitura de Corupá informa que o apoio dado ao evento foi realizado dentro do que estabelece a lei do Marco Regulatório e aprovada pela Câmara de Vereadores do município. Esclarece ainda que o evento integrou o calendário de festividades da aniversário da cidade e que, portanto, tratou-se de um evento de interesse público.  

Prefeitura lança Revista de Prestação de Contas



A Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul está concluindo a 2ª Revista de Prestação de Contas das realizações da Administração Municipal. Serão impressos entre 50 e 60 mil exemplares, com 32 páginas, e o objetivo é alcançar todos os lares jaraguaenses. O Diretor de Comunicação, Giovane Mazzini, explica que na primeira edição, em 2017,  foi dado destaque a estrutura das secretarias, números de atendimentos, o orçamento e sua aplicação. Nesta segunda edição, que será distribuída no mês de março, serão mostradas as principais realizações de cada secretaria municipal.

Colombo deixa o governo de SC

Solenidade aconteceu no Centrosul

Depois de sete anos à frente do governo do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) entregou na sexta-feira (16) o cargo ao vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB). Com o objetivo de concorrer ao Senado este ano, Colombo deve renunciar oficialmente em 7 de abril. Até lá irá concluir um curso na Espanha.

Em um balanço Colombo destacou como pontos positivos de seu governo o fato de Santa Catarina ter passado pela crise econômica sem ter que aumentar impostos, o aumento do Produto Interno Bruto e tendo Santa Catarina como o Estado que mais gerou empregos no ano passado.

Em defesa dos animais

Vereador Helio Heineck

O vereador Hélio Heineck (MDB) saiu em defesa dos animais abandonados em Guaramirim. O parlamentar sugeriu a castração de machos e fêmeas para diminuir a proliferação. Atualmente o vereador e sua família cuidam de mais de 50 cães em sua propriedade.

Vereador questiona número de comissionados 
Vereador Felipe R. Rodrigues
O vereador de Corupá, Felipe Rafaeli Rodrigues (PSDB), afirma que o aumento do quadro de comissionados na prefeitura é preocupante pois vem afetando consideravelmente a folha de pagamento. Informa que na administração passada havia 41 cargos comissionados, e destes 24 já eram efetivos da prefeitura. Agora esse número saltou para 58, são 17 cargos a mais, e destes apenas 15 são efetivos, os demais, 43 são de fora do quadro.  “E tem mais, hoje são 09 pessoas que que não são de Corupá”, acrescenta.

Mandato em risco

Deputado Federal, João Rodrigues

Preso desde o dia 08 de fevereiro, o deputado João Rodrigues não tem qualquer garantia de que poderá continuar exercendo o mandato parlamentar. O regime semiaberto, no qual ele foi enquadrado, permite atividade laboral durante o dia e recolhimento noturno ao cárcere. Mas o catarinense foi transferido de São Paulo para Porto Alegre, criando uma dificuldade inicial a mais no projeto de seguir cumprindo o mandato. Para isso, ele precisa conseguir mudar-se, via sistema carcerário, para Brasília, onde fica a sede da Câmara dos Deputados.
Em busca de recursos
Reunião com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros
O deputado estadual, Carlos Chiodini, que até abril ocupa o cargo de Secretário de Desenvolvimento de SC, esteve em Brasília em busca de recursos para o hospital São José, que é referência em atendimento no nosso Estado. Manteve audiência com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros. Participaram da reunião o presidente do Conselho do hospital, Paulo Chiodini, o diretor executivo, Maurício Souto-Maior, o senador Dário Berger e o deputado federal e líder no MDB/SC, Mauro Mariani.
Fundo da Infância



Você sabia que pode destinar parte do seu Imposto de Renda para projetos voltados as crianças aqui na cidade? É o que explica campanha da Secretaria de Assistência Social. Se a declaração for feita em escritório de contabilidade, basta informar ao contador que quer fazer a doação ao FIA – Fundo da Infância e Adolescência e estipular o valor (dentro do limite de 3% do imposto devido). Colaboradores das empresas Weg, Duas Rodas, Malwee, Metalnox e Real Vidros receberão junto com a folha de pagamentos folhetos explicativos. 


Preço da gasolina

O vereador Ademar Braz Winter (PSDB)  reclamou na Tribuna da Câmara do preço da gasolina em Jaraguá do Sul. Segundo ele, o combustível em outros municípios está muito mais barato. Também relatou que um posto no Rio Cerro II vende a gasolina a um preço muito abaixo do que o praticado na cidade e questionou o porquê dessa diferença. Para ele, isso é um absurdo.

Terceirizados sem registro

O vereador Arlindo Rincos levantou a situação dos trabalhadores terceirizados que atuavam na pintura do prédio da Prefeitura de Jaraguá do Sul. O Executivo rompeu o contrato com a empresa que prestava o serviço, mas, segundo o parlamentar, os empregados só receberam os vencimentos referentes aos primeiros 15 dias em que trabalharam. A indagação de Rincos é sobre o restante do salário dos funcionários. Para ele, a empresa é a primeira responsável, porém a Prefeitura tem coparticipação no caso e deve também buscar solução para o pagamento desses trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário