24 de fevereiro de 2017

AGENDAMENTO CONSULTAS

Central telefônica agiliza agendamento de consultas nos postos de saúde

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul moderniza o sistema de agendamento de consultas nos postos de saúde a partir de quinta-feira (2). O serviço era feito de forma manual pelas recepcionistas dos 25 postos de Jaraguá do Sul. A agenda era aberta para o ano todo, o que possibilitava o esquecimento da data por parte do paciente. A partir de março, o agendamento será feito por uma Central Telefônica da Secretaria de Saúde, por meio de um sistema unificado e informatizado.

O paciente receberá uma ligação próximo da data da consulta, informando o dia e horário do agendamento, a exemplo do que já acontece com as consultas especializadas. O objetivo é reduzir as faltas nas consultas, agilizar os atendimentos e dar transparência a quem está na fila de espera. Tendo o acesso unificado no sistema, a unidade de saúde poderá informar, por exemplo, quantas pessoas estão na fila e qual a previsão de data para consulta médica. Num primeiro momento, NÃO será necessária a presença do paciente no posto em data anterior à consulta, para confirmar o agendamento. Mas a Diretoria de Saúde adianta que, se houver muitas faltas, esse procedimento passará a ser necessário. “Depende da responsabilidade de cada paciente, de não faltar à consulta ou de avisar que não vai”, ressalta Níura Demarchi dos Santos, diretora de Saúde.

Para o paciente, a mudança é mínima. O agendamento para consultas continua sendo feito por meio de contato telefônico no posto de saúde mais próximo da residência ou pessoalmente. O que muda é que o paciente não sairá com a data da consulta e, sim, com um protocolo. O usuário receberá uma ligação da Central Telefônica da Saúde (nos números de telefone e horários informados), próximo da data, avisando o dia e horário da consulta. Dessa forma, o paciente terá a oportunidade de dizer se poderá comparecer na data informada ou não. Se não puder, permanecerá no seu lugar na fila de espera e será contatado para uma próxima data. Se puder comparecer, confirmará à telefonista e terá a consulta garantida.

Se houver imprevisto, deve comunicar o posto de saúde com no mínimo 24 HORAS DE ANTECEDÊNCIA, para que outro paciente possa ser atendido. Se faltar e não comunicar, perde o lugar na fila de espera. Todas as recepcionistas dos postos de saúde já passaram por capacitação e orientarão os pacientes da melhor forma possível. 

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