24 de fevereiro de 2016

PREVENÇÃO

Jaraguá é referência estadual no monitoramento de focos do mosquito

Jaraguá do Sul é referência quando se fala em monitoramento das larvas do mosquito da dengue. A declaração é do coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Augusto Poffo, com base nas informações repassadas pelos setores de vigilância em saúde dos outros municípios catarinenses. “Temos um número maior do que o recomendado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue no que se refere aos agentes de endemias. A recomendação é que se tenha um agente para cada 6.750 imóveis. Temos 12 agentes para os 74 mil imóveis jaraguaenses, dois a mais do que o exigido”, explica Poffo.

De acordo com o coordenador, Jaraguá do Sul é o único município que conta com três laboratoristas capacitados para identificação larvária, o que facilita o rápido reconhecimento das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. 

Com isso, ao identificar uma região onde foram encontradas larvas do Aedes, imediatamente a equipe é acionada e faz um trabalho intensivo num raio de 300 metros para eliminar possíveis criadouros do mosquito. “Até o momento, não temos mosquito adulto Aedes aegypti em Jaraguá, justamente por causa desse trabalho efetivo. Mas não podemos descuidar. Para isso, contamos com cada morador de Jaraguá do Sul, cuidando da sua residência e do seu ambiente de trabalho”, ressalta Augusto Poffo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário