23 de novembro de 2015

PREVENÇÃO

Secretaria da Saúde reforça campanha de combate à dengue


A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul intensifica a partir desta semana as medidas de prevenção contra a dengue e a chikungunya. Serão distribuídos dez mil fôlderes por meio das unidades de saúde, onde também haverá cartazes de orientação. Anúncios em rádio e jornal serão pagos pela secretaria para conscientizar a população. O diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, explica que as altas temperaturas do verão favorecem a proliferação dos mosquitos. “Por isso, nesse período, todos devem redobrar os cuidados para evitar água parada”, ressalta.

Neste ano já foram encontrados em Jaraguá do Sul 28 focos do mosquito aedes aegypti. A dengue foi confirmada para 12 pessoas, que contraíram o vírus fora da cidade. Em comparação com o ano passado, o número de focos encontrados na cidade subiu 300% e o número de pessoas que contraíram dengue elevou-se em 200%.


Como prevenir a dengue e a chikungunya

Os locais possíveis de acúmulo de água limpa devem ser eliminados ou protegidos, sendo necessário, portanto, o engajamento de toda a população. O diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, explica que os ovos dos mosquitos são muito resistentes, sendo necessário, dessa forma, além de eliminar a água, lavar os recipientes esvaziados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário