21 de novembro de 2015

ESTRAGOS

Defesa Civil ainda avalia estragos do temporal em Jaraguá do Sul

Desde o início da noite da quinta-feira, logo após o forte temporal que se abateu sobre Jaraguá do Sul e região, equipes da Secretaria Municipal de Defesa Civil estão nas ruas da área urbana e rural avaliando os estragos causados pela tempestade e auxiliando a população, inclusive com a distribuição de lonas para famílias que tiveram as casas destelhadas.

O secretário da Defesa Civil jaraguaense, Leocádio Neves e Silva, afirma que os números finais das ocorrências ainda não foram fechados, mas que o número maior de fatos ocorridos está relacionado a destelhamentos e quedas de árvores. “Também ocorreram alagamentos em alguns pontos da cidade. O pluviômetro instalado aqui na Defesa Civil registrou um índice de 52 milímetros em meia hora de chuva.

Para se ter uma ideia da dimensão do temporal, normalmente no mês de novembro a média mensal é de 200 milímetros”. Ele acrescenta que entre os bairros mais atingidos está a Ilha da Figueira e Rio Molha.

Sem luz – A gerência da Celesc informa que durante o temporal 45 mil unidades de consumo (empresas e casas) ficaram sem energia elétrica, 30 mil delas na cidade Jaraguá do Sul.

Orgãos municipais - A tempestade ocorrida no fim da tarde de ontem (19) causou danos em diversos órgãos municipais, sendo o Samae foi atingido com mais gravidade.

Samae
De acordo com relatório do Samae, na Estação de Tratamento de Esgoto da Ilha da Figueira, o vendaval destruiu todo o sistema operacional, tampas de fibra voaram e estão espalhadas pela região. Também houve danos nas Estações Elevatórias. Vários sistemas de captação – como dos bairros Boa Vista, Rio Molha e Águas Claras, por exemplo – foram entupidos, mas equipes da empresa estão trabalhando na limpeza das áreas para retomar as operações.
uatro pontos de alagamento;


Cerca de 70 árvores foram arrancadas pela ventania atingindo telhados de casas, estabelecimentos comerciais, obstruindo ruas e carros (inclusive no calçadão da cidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário