18 de agosto de 2015

DIRETOS DO CONSUMIDOR

Nadiete  Feuser, diretora do Procon
Bancos não podem se recusar a atender consumidores

O Procon de Schroeder faz um alerta aos consumidores para uma prática que está ocorrendo em bancos do município. Alguns bancos se recusam a receber o pagamento das contas na boca do caixa e encaminham as pessoas para correspondentes bancários ou caixas eletrônicos.

A diretora do Procon de Schroeder, Nadiete Marcilio Feuser, explica que o Art. 3º da Resolução 3694/2009 garante ao consumidor o direito de ser atendido. O mesmo cita: “É vedado às instituições referidas no art. 1º recusar ou dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento alternativo ou eletrônico”.

“ Sendo assim, as instituições são obrigadas a aceitar o pagamento. Além disso, o mesmo não precisa obrigatoriamente ser feito no caixa eletrônico e também não existe limites de valores para o pagamento”, completa Nadiete.

Segundo a diretora, outro problema é a espera pelo atendimento. Ela conta que conforme Lei Municipal Nº 1817/2010, as agências bancárias são obrigadas a colocarem à disposição dos usuários, pessoal suficiente no setor de caixa, a fim de que os serviços sejam prestados em tempo razoável. Pela Lei, é considerado tempo razoável para atendimento até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados, e entre os dias primeiro e dez de cada mês. No entanto, alguns clientes chegam a esperar quase uma hora pelo atendimento.

“Quem tiver qualquer problema com a demora ou falta de atendimento precisa procurar imediatamente o Procon de seu município. Casos como estes geram, inclusive, multas aos bancos”, explica.

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