Nadiete Feuser, diretora do Procon |
Bancos
não podem se recusar a atender consumidores
O
Procon de Schroeder faz um alerta aos consumidores para uma prática que está
ocorrendo em bancos do município. Alguns bancos se recusam a receber o
pagamento das contas na boca do caixa e encaminham as pessoas para
correspondentes bancários ou caixas eletrônicos.
A
diretora do Procon de Schroeder, Nadiete Marcilio Feuser, explica que o Art. 3º
da Resolução 3694/2009 garante ao consumidor o direito de ser atendido. O mesmo
cita: “É vedado às instituições referidas no art. 1º recusar ou dificultar, aos
clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de
atendimento alternativo ou eletrônico”.
“
Sendo assim, as instituições são obrigadas a aceitar o pagamento. Além disso, o
mesmo não precisa obrigatoriamente ser feito no caixa eletrônico e também não
existe limites de valores para o pagamento”, completa Nadiete.
Segundo
a diretora, outro problema é a espera pelo atendimento. Ela conta que conforme
Lei Municipal Nº 1817/2010, as agências bancárias são obrigadas a colocarem à
disposição dos usuários, pessoal suficiente no setor de caixa, a fim de que os
serviços sejam prestados em tempo razoável. Pela Lei, é considerado tempo
razoável para atendimento até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos em
véspera ou após feriados prolongados, e entre os dias primeiro e dez de cada
mês. No entanto, alguns clientes chegam a esperar quase uma hora pelo
atendimento.
“Quem
tiver qualquer problema com a demora ou falta de atendimento precisa procurar
imediatamente o Procon de seu município. Casos como estes geram,
inclusive, multas aos bancos”, explica.
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