21 de maio de 2015

PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR

Kuze orienta comerciantes
(Foto - Gustavo Woerner)

PM recomenda mais prevenção no enfrentamento ao crime

A máxima de que prevenir é sempre melhor do que remediar foi lembrada na palestra do major João Carlos Benassi Borges Kuze, na noite desta quarta-feira, a convite do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul - CEJAS.
Chefe do setor de Planejamento e Instrução do 14º Batalhão de Polícia Militar, com experiências junto ao Bope (Batalhão de Operações Especiais) e em áreas de inteligência da corporação, o oficial falou a associados das entidades que formam o CEJAS (Acijs, Apevi, CDL e Sindicatos).
De maneira didática, abordou aspectos do que denomina “Prevenção situacional do crime”, destacando os cuidados que donos de lojas e de empresas em geral podem adotar para evitarem ocorrências como assaltos e arrombamentos, principalmente.

A sugestão do policial é de que antes de pensar em tentar resolver o problema, as pessoas busquem formas capazes de reduzir oportunidades para que o delito ocorra. “A prevenção situacional se traduz pelas medidas que possam ser adotadas antes do crime, uma vigilância natural capaz de ajudar muito na prevenção”, destaca o major.

Dentre as medidas preventivas, enumerou procedimentos simples como a observação de atos suspeitos, uso de equipamentos e recursos de apoio à segurança de casas ou empresas, monitoramento constante de áreas próximas que possam ser pontos de concentração de marginais, não ostentação exagerada de patrimônios, cuidados na veiculação de informações pelas redes sociais ou mesmo em comentários informais com conhecidos, familiares e até mesmo com funcionários e prestadores de serviços.

“O que recomendamos como essencial é que em hipótese alguma o cidadão tente resolver o problema, por mais preparado que imagine estar. A sociedade pode nos auxiliar adotando medidas que reduzam as chances de ação marginal e acionando a polícia sempre que observar qualquer atividade fora do normal”, ponderou João Carlos Kuze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário