26 de fevereiro de 2014

DESTINAÇÃO DO LIXO

Audiência Pública busca solução para resíduos sólidos


A AMVALI juntamente com a EGEMestão elaborando o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PIGIRS envolvendo os sete municípios da microrregião. O plano é composto essencialmente do diagnóstico, prognóstico e planejamento dos componentes que integram a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos, em sua geração, segregação, coleta, acondicionamento, transporte e forma de tratamento e disposição final, com o intuito de preservar o meio ambiente e assegurar a qualidade da saúde pública. 

Na segunda-feira, dia 24, aconteceu à audiência pública referente ao plano a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores de Guaramirim. 

O assessor de Meio Ambiente e Saneamento da FECAM, André Miquelante explica que “após as audiências públicas que estão acontecendo nos municípios, o plano ficará aberto por mais 15 dias para consulta pública para que a população possa contribuir. Após as sugestões serão analisadas e o próximo passo será a finalização do plano que seguirá para aprovação através de decreto ou através de lei”. O prefeito Lauro Fröhlich disse que trata-se de um levantamento nunca feito antes na região. “Esse diagnóstico passa a ser um documento oficial que vai orientar as ações dos municípios em relação à destinação final dos resíduos. Poderemos construir através de consórcio uma usina de tratamento e reciclagem de lixo regional”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário