17 de setembro de 2013

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO


DIRETORIA DE TRÂNSITO QUER CONDUTOR CONSCIENTE E RESPONSÁVEL

Número de acidentes sem vítimas reduziu em Jaraguá do Sul, mas o de óbitos aumentou

A Diretoria de Trânsito de Transportes de Jaraguá do Sul promoveu na Escola Albano Kanzler, uma palestra de abertura da Semana Nacional do Trânsito, que iniciou oficialmente ontem (17) e segue até o dia 25. De acordo com o responsável pelo Programa de Educação no Trânsito, desenvolvido pela diretoria, Afonso Nichetti, as escolas receberam, durante o mês de setembro, apoio técnico e o material “Educando para o Trânsito”. Trata-se de um kit pedagógico preparado para trabalhar o tema com os estudantes do ensino fundamental.
Para o diretor de Trânsito, Rogério Luiz Kumlehn, o trabalho com os estudantes é importante porque são eles que cobram um comportamento adequado dos pais na condução de veículos. “A causa fundamental dos acidentes em Jaraguá do Sul é a falta de atenção e só podemos mudar isso com a conscientização dos motoristas, além de alertar sobre a questão da direção defensiva”, pondera.

Números disponibilizados pela diretoria e contabilizados pela Polícia Militar ainda mostram uma realidade distante da ideal no trânsito da cidade. Apesar de o índice de acidentes sem vítimas de janeiro a julho de 2013 ter reduzido, se comparado com o mesmo período de 2012, – foram 1.690 em 2012 e 1.559 em 2013 – os acidentes com vítimas aumentaram. Foram computados 526 casos em 2012 contra 588 em 2013. Os óbitos constatados no local também aumentaram bastante. Foram três de janeiro a julho de 2012 e sete neste ano. A principal causa das ocorrências nas ruas da cidade ainda é a falta de atenção, com 72,5% dos casos; seguida de desobediência à sinalização de trânsito, com 12% dos casos contabilizados em 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário