28 de agosto de 2013

DIA DE COMBATE AO FUMO

USO DE NARGUILÉ É TEMA DO DIA DE COMBATE AO FUMO, COMEMORADO NESTA QUINTA (29)

Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Neste ano, a mobilização tem como tema O uso de Narguilé e a iniciação ao fumo. A decisão tem como base o crescente número de novos usuários desse tipo de tabaco no Brasil: de acordo com dados da PETab (2008), o cachimbo de origem oriental tinha, na época, quase 300 mil consumidores no País.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2005) uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição de todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de aproximadamente 100 cigarros. Com base na evidência científica disponível, o uso de narguilé foi significativamente associado com o desenvolvimento do câncer de pulmão, doenças respiratórias, doença periodontal e com o baixo peso ao nascer, além de possibilitar a exposição a doses suficientes de nicotina que causam dependência.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle e Prevenção ao Tabagismo, enfermeira Patrícia Farias, afirma que o Narguilé é bastante utilizado por jovens e muitas vezes acaba sendo um caminho para o início do tabagismo, além de expor os usuários a herpes, hepatite C e tuberculose. Em Jaraguá do Sul, além da divulgação do Dia Nacional através dos meios de comunicação, o Programa Municipal de Controle e Prevenção ao Tabagismo está desenvolvendo um concurso escolar intitulado “Evite o primeiro cigarro”, envolvendo alunos do ensino fundamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário