As operadoras de celular foram as campeãs de reclamação nos Procons em 2012. No
ano anterior, as teles ocuparam o segundo lugar do ranking, liderado pelo
segmento de cartões de crédito. A Oi apareceu em primeiro lugar na lista das
empresas que mais geraram atendimentos nos órgãos de defesa do consumidor,
substituindo o Itaú -primeiro em 2011. Para chegar à lista dos campeões de
reclamação, a Secretaria de Defesa do Consumidor analisou mais de 2 milhões de
atendimentos feitos por 441 Procons que integram o Sindec (Sistema Nacional de
Informações de Defesa do Consumidor). Dos 2 milhões de atendimentos, 172.119 se
referiram a queixas de consumidores sobre as empresas de telefonia celular:
9,17% do total. Em seguida, apareceram bancos comerciais, com 169.427
reclamações (9,02%); companhias de cartão de crédito, com 154.501 (8,23%);
empresas de telefonia fixa, com 125.403 (6,68%); e financeiras, com 97.032
(5,17%).
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