28 de agosto de 2018

SAÚDE


Secretaria de Saúde estuda ampliar postos com contêineres



A Secretaria de Saúde planeja ampliar, até o início de 2019, sete unidades básicas de saúde com contêineres especiais. O objetivo é disponibilizar espaço para receber residentes de Medicina e também estagiários do curso de Medicina da Estácio de Sá. A abertura de crédito adicional no orçamento do Fundo Municipal de Saúde, no valor de R$ 230,2 mil, foi aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 7 de agosto. Nesse valor, além da instalação de contêineres, também está incluída a compra de medicamento e fralda para distribuição gratuita.

O projeto está em fase de elaboração e, de acordo com a diretora de Saúde, Níura Demarchi dos Santos, a meta é abrir o processo de licitação nas próximas semanas e ter os sete contêineres instalados até os primeiros meses de 2019. O estudo prevê contêineres de aproximadamente 30 m2, com isolamento térmico e acústico, sala de reuniões e sala específica para os agentes comunitários de saúde. “Como os residentes e estagiários de medicina precisam estar no mesmo ambiente que os profissionais de saúde das unidades, optamos por oferecer os contêineres aos agentes comunitários de saúde, que hoje dispõem de pouco espaço dentro das unidades”, explica Níura. 

As sete unidades básicas de saúde que estão aptas a receber a ampliação, sem necessidade de adaptações, são as dos bairros: Amizade, Amizade/Tifa Schubert, Águas Claras, Chico de Paulo, Estrada Nova, Rio Molha e Jaraguá 99. A intenção da secretaria é, com o tempo, estender o projeto a todas as unidades. Para o programa de residência está previsto que passem pelas unidades de saúde, a cada dois anos, cerca de 20 profissionais médicos, incluindo as especialidades de saúde da família, ginecologia, obstetrícia, pediatria, entre outras. 



Contando somente o programa de residência da Secretaria de Saúde, que abrange a especialidade de saúde da família, estão previstos três residentes médicos. Atualmente, nesta especialidade, uma residente atua no posto de saúde do Rio Molha, a médica Mônica Flávia Imroth, jaraguaense que se formou em Medicina na Univille. Com relação aos estagiários de medicina, também há necessidade de ampliação física da rede municipal de saúde, já que esses estudantes – cerca de 50 acadêmicos - têm contato com todas as unidades de saúde desde o início do curso.

Para a coordenadora de projetos da Secretaria de Saúde, Fabiana Dallagnolo, responsável pelo programa de residência médica da secretaria, a presença desses profissionais na rede de saúde traz inúmeros benefícios, entre eles, renovação dos conhecimentos, novos projetos, além da redução da demanda de pacientes dessas unidades de saúde.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário