7 de agosto de 2018



Dia da Banana movimenta produtores nos próximos dias


Região produz a abanana mais doce do mundo

De 8 a 21 deste mês a cidade de Corupá terá a celebração do Dia da Banana. Entre as atrações previstas na programação do evento ocorre o 7º Workshop Catarinense de Indicações Geográficas (IG) e a 6ª Mostra de Produtos Tradicionais no Seminário Sagrado Coração de Jesus. A expectativa é que a região formada por este município, juntamente com Jaraguá do Sul, Schroeder e São Bento do Sul receba a certificação da “Banana Mais Doce do Mundo”

Reunião com especialistas no gabinete do prefeito
No Workshop estão confirmadas a presença de pesquisadores europeus da França e Portugal que irão discorrer sobre a consolidação das IG da Champagne e do Vinho do Porto. Parte destes palestrantes já chegaram e foram recebidos pelo Prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio, Lunelli e parte de seu secretariado.


Programação prevê desfile dos produtores
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Daniel Peach, a vinda destes especialistas é muito positiva para o pleito dos produtores locais. “Eles (pesquisadores) estarão aqui nos trazendo as suas ideias de como funciona a questão da Indicação Geográfica em suas regiões. Uma troca de experiência muito boa. Provavelmente vai ampliar a nossa mente na questão da indicação geográfica da banana”, destacou.

Peach relembra que os estudos para a implementação começaram em 2014 pela Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco), mas depois teve a adesão dos outros município da microrregião. “Já foi entregue encaminhada a documentação final para registro da IG na sede do INPI, no Rio de Janeiro. Agora é aguardar”, destacou o secretário. “Através de pesquisadores de universidades e do próprio Sebrae foi descoberto que existe um microclima aqui. Não só em Corupá, mas nos outros três municípios onde a banana é muito cultivada. Ou seja, a fruta demora muito mais tempo pra se maturar e aí ela consegue concentrar mais sais minerais e com isso e ser mais doce”

Uma vez consolidada, a IG da Banana, continua o secretário, se espera conseguir valorizar ainda mais o fruto in natura e seus subprodutos, principalmente no que se refere a exportação. Com certeza a atenção do mercado internacional vai se voltar para essa região com a indicação geográfica”, argumentou o secretário jaraguaense.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário