7 de julho de 2018

INAUGURAÇÃO


 Nova ETA Central é entregue para a comunidade


O Samae de Jaraguá do Sul inaugurou na manhã de sexta-feira (06/07), a Estação de Tratamento de Água Central de Jaraguá do Sul. A estrutura é responsável pelo abastecimento de 70% do município.

Com a necessidade de ampliar a captação e a capacidade de abastecimento de água é que a diretoria do Samae, capitaneada pelo diretor presidente Ademir Izidoro e equipe de técnicos, definiram em 2013 pela elaboração de projeto para uma estação moderna que tivesse capacidade para garantir água para o futuro.
Foi quando no ano de 2014, os representantes da autarquia jaraguaense foram para Brasília, apoiados pelo do deputado federal Esperidião Amin, conseguiram recursos no valor de R$ 27 milhões para a construção dessa obra. “A nova ETA é uma realidade e a partir de hoje vai tratar e distribuir água para os jaraguaenses”, afirmou Izidoro.

Esta nova estação tem capacidade de tratamento de mil litros de água por segundo. Isso significa um salto no tratamento de água do município, com uma obra que será capaz de garantir o abastecimento de água pelos próximos 25 anos. Além de ser um marco no saneamento da cidade é um recorde de construção em se tratando de obra pública no país.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, ressaltou que é preciso ter responsabilidade com o dinheiro público e esta obra representa essa forma de administrar.


Concluída em pouco mais de dois anos e meio, com cerca de R$ 40 milhões investidos, numa estrutura de 3773 metros quadrados, dividida em unidades de captação, pré-sedimentação, mistura rápida, floculação, decantação, filtração e condicionamento. Todas planejadas com a mais moderna tecnologia de funcionamento, gerando economia nos processos, tanto de manutenção quanto de tratamento, como exemplo, a efetiva redução de produtos químicos a serem utilizados na purificação da água captada.

Além da nova estação de tratamento de água Central, o Samae disponibiliza, a partir de hoje (06/07), para a população de Jaraguá do Sul um espaço que resgata a história do saneamento básico na cidade. Neste espaço de memoria estão expostas peças antigas, fotografias, fatos que marcaram os 50 anos do Samae e uma linha do tempo contando grandes momentos desta rica história. Ainda na solenidade de inauguração foi entregue o troféu amigo do saneamento, para pessoas que contribuíram para o saneamento de Jaraguá do Sul. 

SANTER EMPREENDIMENTOS
http://santerempreendimentos.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário