19 de abril de 2018

DEPUTADO DENUNCIA INSS


Deputado Caropreso denuncia precariedade de atendimentos nas agências do INSS
Deputado Estadual, Vicente Caropreso

Foto: Eduardo Guedes / Agência AL

Insuficiência de pessoal, devido à aposentadoria em massa de servidores e a não recomposição do quadro, é o principal entrave para análise de benefícios
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) denunciou a precariedade dos serviços nas agências do INSS no Estado. Em discurso em Plenário, nesta quarta-feira (18), o parlamentar afirmou que tem recebido inúmeras reclamações, por redes sociais e pessoalmente, de contribuintes que aguardam meses para o atendimento e posterior análise do seu benefício.
“Os atrasos nas concessões são causados por conta da insuficiência de pessoal, devido à aposentadoria em massa de servidores e a não recomposição do quadro. Essa situação acaba gerando demandas judiciais, ações que também travam na Justiça trazendo prejuízos maiores para o INSS e na qualidade do atendimento”, justificou Caropreso.
O deputado apresentou números de uma das gerências executivas focada no atendimento a demandas judiciais. “Dos 19 servidores lotados, cinco estão em licença médica, um em licença prêmio e um aguardando remoção para outra agência por problemas de saúde. Ou seja, apenas 12 estão na ativa”, comentou acrescentando que dos 19 lotados, nove já implementaram as condições para requerimento de aposentadorias e devem sair até fevereiro de 2019.
Concurso
Caropreso lembrou que em fevereiro, encaminhou ofício para a Superintendência Regional do INSS, com sede em Florianópolis, cobrando informações a respeito da convocação dos aprovados no Concurso Público realizado em 2015. Segundo ele, o retorno foi uma resposta com data de julho de 2017 em que dizia que “a área de Gestão de Pessoas do INSS está em fase de elaboração de sistemática para a realização de processo de remoção interna”.

O parlamentar lamentou a resposta vazia. “Em sete meses o INSS não conseguiu apresentar sequer uma minuta desse estudo para informar se, ao menos, será possível suprir em curto prazo essa defasagem.”

Na semana passada, em mais uma tentativa de resolver o impasse, Caropreso protocolou, em Brasília, ofício solicitando providências imediatas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário