8 de março de 2018

ACIDENTES


Jaraguá registra redução de 43% das mortes por acidentes de trânsito

Jaraguá do Sul registrou uma redução 43% no índice de mortes por acidentes de trânsito ocorridos na cidade, comparando o ano de 2017 com 2016. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, baseada em dados estatísticos levantados pela setor de Planejamento e reunidos em um documento denominado “Informações sobre internações hospitalares SUS e mortalidade por acidentes de transporte”, disponível no site da prefeitura jaraguaense e atualizado semestralmente.

Conforme o documento, o número de óbitos diminuiu de 30 para 17. Os dados revelam que os casos envolvendo acidentes com bicicletas (- 57%) e motocicletas (- 50%) foram os que mais contribuíram para essa redução, passando de sete para três mortes de ciclistas e de 16 para oito de motociclistas. Já os óbitos de pedestres e ocupantes de automóveis não apresentaram alterações, permanecendo um e cinco casos, respectivamente.

De acordo com o responsável pela elaboração do relatório, Luís Fernando Medeiros, outras sete mortes por acidente de trânsito foram registradas em Jaraguá do Sul, porém envolvendo pessoas residentes em outros municípios: três de Corupá e quatro de São João do Itaperiú. Ele ainda chama a atenção para o fato de que o maior número de óbitos (11) ocorreu na BR 280 – entre Jaraguá do Sul e divisa com Corupá, enquanto que três aconteceram na SC 110, no bairro Rio Cerro, e dois na Rua Guilherme Cristiano Wackerhagen, na Vila Nova.

As demais mortes por acidente de trânsito ocorreram em oito ruas diferentes, sendo apenas uma delas no Centro, que foi a única por atropelamento em 2017, na Rua Epitácio Pessoa. As ruas Walter Marquardt (Barra do Rio Molha), Prefeito José Bauer (Rau), Pastor Alberto Schneider (Barra do Rio Cerro), José Martins (Três Rios do Norte), Erwin Schutze (Santo Antônio), Júlio Tissi (Nereu Ramos) e Expedicionário Antônio Carlos Ferreira (Vila Lenzi) são as outras vias em que houve somente um óbito. Medeiros observa que, embora o maior número de ocorrências de acidentes esteja concentrado nas ruas Walter Marquardt, Presidente Epitácio Pessoa e na Avenida Prefeito Waldemar Grubba – conforme Anuário Estatístico de Acidentes de Trânsito 2017, do 14º Batalhão de Polícia Militar – estas não foram as vias com mais ocorrências de acidentes fatais na cidade em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário