30 de julho de 2016

EDUCAÇÃO

Bruno Davila Gruner, estudante
do Senai de Jaraguá do Sul

ESTUDANTE DO SENAI DE JARAGUÁ GARANTE VAGA NO TORNEIO INTERNACIONAL DE PROFISSÕES

Bruno Davila Gruner, de Jaraguá do Sul, está entre os estudantes do SENAI/SC que farão parte da delegação brasileira no maior torneio de educação profissional do planeta. Junto com Eric Cristhiano Marcelino da Silva (de Tubarão) e Rodrigo Keller (Joinville), Bruno venceu as seletivas nacionais e classificaram-se para a WorldSkills, o torneio internacional de educação profissional. Eles vão buscar o ouro, respectivamente, nas profissões de Web Design, Fresagem CNC e Polimecânica. As provas nestas e em outras seis ocupações foram concluídas nesta sexta-feira (29). Jackson Pereira Leite, também de Joinville,  foi prata em Tornearia CNC.

“A conquista é muito importante para a vida, para a carreira profissional e para o SENAI de Santa Catarina e de Jaraguá do Sul”, afirma Bruno, de 20 anos. “Além do aprendizado técnico, que não tem igual, a gente aprende muito com a competição; são questões como justiça, respeito aos demais”, acrescenta. Na prova, ele teve que construir uma minimáquina, na qual aplicou os conceitos de diversas áreas do conhecimento. Primeiro ele usinou todas as peças, depois fez a instalação elétrica e a programação em CLP (Comandos Lógicos Programáveis, que automatiza o equipamento). É a primeira vez que o ouro é conquistado por um estudante que não seja do Estado de São Paulo. A Polimecânica está na Olimpíada do Conhecimento há cinco edições.

A WorldSkills é o ponto alto de um ciclo que começa na etapa estadual. Os vencedores se classificam para a fase nacional, onde podem assegurar o passaporte para o torneio mundial. Este ano, 40 estudantes de Santa Catarina, entre os quais 30 do SENAI, tentam garantir sua vaga para o torneio internacional. Nestas competições, os estudantes realizam atividades típicas de cada profissão.


O SENAI catarinense participa da WorldSkills desde 2003, quando os dois primeiros estudantes representaram a entidade, na competição realizada na cidade suíça de Saint Gallen. Desde então, 20 catarinenses já participaram do evento, conquistando uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze, além de seis diplomas de excelência, entregues aos competidores que alcançam 500 dos 600 pontos possíveis. O Brasil foi o vencedor na mais recente edição do evento, realizada em 2015, na capital paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário