12 de julho de 2016

CULTURA

O Vale Tombado/Casa Rahn, no Rio da Luz 

crédito: /Escritório de Cinema


Jaraguá do Sul retratada em documentários

Parte integrante da programação de comemoração de aniversário da cidade, que no dia 25 de julho completa 140 anos, a Scar recebe, nesta quinta-feira (14), às 19 horas, com entrada gratuita, sessão dupla de filmes. Na ocasião serão exibidos: “Vovô Emílio conta a história da colonização de Jaraguá do Sul”, curta de ficção com 16 minutos; e “O Vale Tombado”, documentário sobre o tombamento no Rio da Luz, com 45 minutos. Os dois filmes têm apoio da Fundação Cultural e contam com verba do Fundo Municipal de Cultura.

“Vovô Emílio” ensina crianças que pesquisar é uma aventura. Dedicado ao público infantil, o filme conta uma parte da história da colonização de Jaraguá do Sul, sob o ponto de vista de duas crianças que percorrem a cidade para solucionar um enigma.

O Vale Tombado/Vista aérea da região do Rio da Luz

crédito: Tiba / We Art



Em “O Vale Tombado” história e memória se encontram. Em 2007, algumas áreas dos bairros Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, e Testo Alto, em Pomerode, foram oficialmente transformadas em patrimônio histórico nacional. O tombamento foi o primeiro que tratou de paisagem cultural no país. Não só as edificações, mas toda a área tombada foi então considerada patrimônio brasileiro. Falta de informação e forte resistência por grande parte dos moradores criou uma polêmica em torno do assunto, trazendo à tona o debate sobre o limite entre os interesses público e privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário