19 de maio de 2016

ANIMAIS ABANDONADOS

Comissão Provisória para discutir situação de animais abandonados é acordada em audiência

A audiência pública que tratou da situação dos animais abandonados em Jaraguá do Sul ocorreu nesta quarta-feira, 18, no plenário da Câmara de Vereadores. Presidido pela vereadora Natália Petry, o ato contou com a presença de autoridades públicas e representantes da sociedade civil organizada.

O debate envolveu temas como resgates de cães e gatos abandonados na rua, maus tratos, chipagem e controle de adoção de animais domésticos. Segundo o defensor público, Sidney Gomes, Jaraguá do Sul aparenta não haver muitos animais abandonados pelas ruas, mas adverte que essa sensação só é vista no centro da cidade, pois nos bairros periféricos o cenário é diferente.“Visitando regiões da cidade, vimos que a situação é calamitosa, há muitos bichos abandonados nas vias públicas”, avisou.

O defensor trouxe à Câmara um projeto de criação de um Conselho Municipal dos Direitos dos Animais de Jaraguá do Sul e pediu o apoio dos parlamentares para essa proposta. Conforme o texto apresentado por Gomes, o Conselho seria um órgão autônomo, deliberativo e fiscalizador, vinculado ao Gabinete do Prefeito. A intenção é que o órgão seja composto por representantes do Poder Público e da sociedade. A proposta também prevê a criação de um Fundo Municipal dos Direitos dos Animais, que seria gerido pelo próprio Conselho e serviria para fornecer serviços como castração e abrigo dos bichos.


A presidente da Associação Jaraguaense Protetora dos Animais (AJAPRA), Maria de Lourdes Pellense, explicou a atuação da entidade. Segundo ela, a AJAPRA, criada em 2005, não tem condições de abrigar cães e gatos abandonados e nem realizar castrações. “Nosso objetivo é conscientizar a sociedade para a posse responsável desses bichos”, explanou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário