27 de março de 2016

SAÚDE

Dia de combate à tuberculose é lembrado nos postos de saúde

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Saúde, promove desde o dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, ações de prevenção e orientação relacionada à doença. Banners, cartazes, fôlderes e camisetas com informações sobre a doença serão utilizados para chamar a atenção de quem passar pelos postos de saúde de Jaraguá do Sul nas próximas semanas. Jaraguá do Sul registrou no ano passado 39 novos casos de tuberculose e quatro mortes. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. A doença é a 4ª causa de morte por doenças infecciosas no País.

A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa, pelo contato direto, quando alguém doente tosse, fala ou espirra.


A tuberculose é uma doença grave que pode ser prevenida, tratada e curada de forma gratuita pelo SUS. O tratamento tem duração média de seis meses. O Ministério da Saúde orienta que o paciente seja diretamente observado por um profissional de saúde durante todo o período de tratamento.

Fique atento aos sinais da tuberculose e procure uma unidade de saúde o mais rápido possível em caso de apresentar um ou mais sintomas.

-Tosse por mais de três semanas, com ou sem escarro;
-Febre baixa, geralmente à tarde;
-Sudorese noturna;
-Falta de apetite;
-Perda de peso;
-Cansaço fácil;
-Fraqueza;
-Dor no peito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário