29 de março de 2016

DEFESA CIVIL INVESTIGA TREMORES


Jaraguá do Sul registra dois tremores de terra e Defesa Civil sobrevoa área atingida

Equipes da Defesa Civil do Estado e do município de Jaraguá do Sul sobrevoaram na tarde desta terça-feira, 29, as localidades do Alto São Pedro e Jaraguazinho e parte do Rio da Luz e Rio Cerro, áreas de Jaraguá do Sul onde moradores relataram tremores de terra.

Os técnicos tentaram encontrar algo que possa estar causando o fenômeno nas localidades, mas, segundo o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Antônio Edival Pereira, nada foi encontrado. “Procurávamos alguma trinca no solo ou algo assim. Não encontramos nada e por isso tem tudo para ser apenas acomodação de solo”, explicou.

A partir de agora será feito monitoramento da área para que estudos mais aprofundados possam confirmar esta hipótese.

Segundo os moradores, os primeiros tremores aconteceram no domingo, 27. No final da manhã desta terça-feira, 29, aconteceram mais tremores e com maior intensidade.

O coordenador regional da Defesa Civil do Estado esteve no local na manhã desta terça para conversar com moradores. Conforme Pereira, o fenômeno foi mais sentido na região do Jaraguazinho. “No São Pedro também ocorreu, mas de uma forma menos intensa”, descreveu. Os tremores teriam sido detectados numa área de aproximadamente 5 Km entre as duas localidades.

Foi solicitado ao Centro Nacional de Monitoramento Sismológico, sediado na Universidade de Brasília (UnB-DF) um laudo que detectou abalo sísmico de 2,3 na escala Richter no domingo, às 15h54. “Já solicitamos mais um laudo para confirmar o fenômeno desta terça”, confirmou Pereira.

O secretário de Defesa Civil da Prefeitura, Leocádio Neves e Silva, fez questão de acalmar a população destes locais. “Devido a formação geológica da nossa região, ela não é sujeita a terremotos de grande intensidade, mas sim a acomodações de terra que causam tremores de menor magnitude, algo que pode ser considerado um fenômeno natural”, relatou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário