16 de outubro de 2015

CRISE EM DEBATE

Prefeitos debatem medidas de enfrentamento à crise financeira nesta sexta-feira (16)

Debater medidas e ações de enfrentamento à crise financeira dos municípios é o objetivo do encontro de prefeitos que acontece nesta sexta-feira, 16 de outubro, às 15h30, na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), em Blumenau.

Na ocasião, os prefeitos vão avaliar o panorama atual e estudar possíveis soluções para evitar que a população seja fortemente atingida nos serviços prestados pelo poder público. No encontro, participarão ainda os prefeitos e executivos das Associações de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e do Vale do Itapocu (Amvali).

“Os gestores públicos querem honrar os compromissos financeiros e ofertar melhores serviços à população. No entanto, os Municípios estão financiando grande parte dos programas estadual e federal e ainda não recebem os recursos acordados pelos Entes federados”, desabafa o presidente da Ammvi e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss.

Weiss considera que a solução para os Municípios é reformular o Pacto Federativo e permitir uma divisão mais justa dos impostos. “Atualmente, os Municípios recebem aproximadamente 17% do bolo tributário, e as responsabilidades aumentam a cada dia sem o aporte necessário de recursos”, analisa o presidente da Ammvi.


A partir do encontro, novas medidas serão tomadas pelos gestores públicos na tentativa de amenizar a crise financeira, como também promovidas novas mobilizações pelo comprometimento do Estado e da União no repasse em dia dos programas e convênios já assinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário