FUJAMA INICIA
FISCALIZAÇÃO SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LIXO
Prefeitura de
Jaraguá do Sul e Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) iniciam
fiscalização sobre o descarte de lixo na região central da cidade. A medida é
necessária em virtude do despejo inadequado deste material por parte de
moradores e estabelecimentos da região. A coleta do lixo comum ocorre de
segunda-feira a sábado no centro, a partir das 21h30, de forma que quando
descartado em dias e horários diferentes, provoca acúmulo indesejável nas
calçadas, vias e áreas públicas. A mesma situação vale para material
reciclável. Nas principais ruas centrais, incluindo Marechal Deodoro, Reinoldo
Rau e laterais, a coleta ocorre aos sábados, no período da manhã.
Além de não ser estético, o lixo atrai animais como cães e roedores,
transmissores de muitas doenças para o ser humano. A administração municipal
espera contar com a conscientização dos munícipes, evitando a necessidade de
aplicação de sanções previstas no Código de Posturas do Município, através da
Lei Municipal 1.182/1988. As penalidades previstas envolvem, inclusive,
aplicação de multa que varia de 20% a 200% da Unidade Padrão Municipal (UPM), o
que corresponde a um valor entre R$ 27,43 e R$ 274,26. Em caso de reincidência,
a quantia pode dobrar.
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