4 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014

Quase 5 milhões votam em SC neste domingo: saiba como votar


Em Santa Catarina, 4.859.324 cidadãos estão aptos a votar nestas eleições. Desse total, são obrigados a votar todos os eleitores que tiverem mais de 18 anos – com exceção daqueles que já atingiram 70 anos de idade. Para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos o voto é facultativo, ou seja, depende da vontade do eleitor. A previsão está escrita no artigo 14 da Constituição Federal, no capítulo referente aos direitos políticos dos brasileiros.

Para o êxito das eleições, a Justiça Eleitoral catarinense se preparou e, através de um planejamento estratégico, deixou tudo pronto nos 295 municípios do Estado.

Consulta ao local de votação

Os eleitores catarinenses podem consultar o local onde irão votar através do site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Para isso, basta acessar o sistema e informar o nome, data de nascimento e filiação para verificar o número do título de eleitor e o endereço do local de votação.

Documentos

Para votar no dia da eleição, o eleitor deverá apresentar documento oficial com foto que comprove sua identidade. São considerados documentos válidos para identificação: carteira de identidade; passaporte; carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação.

Ordem de votação

Ao se dirigir para a urna, o eleitor deve ficar atento à ordem de votação dos candidatos. Para todo o Brasil, a seqüência de candidatos é a mesma: primeiro vota-se para deputado estadual; depois para deputado federal; em seguida escolhe-se o senador; o candidato a governador e, por último, o presidente.

Voto em trânsito

No primeiro turno das eleições de 2014, exatamente 5.043 eleitores se habilitaram para votar em trânsito no Estado de Santa Catarina. Com isso, mesmo estando fora de seus domicílios eleitorais, esses eleitores poderão votar para presidente e vice-presidente da República.

Das três cidades capacitadas para o voto em trânsito no Estado, Florianópolis foi a que mais recebeu solicitações. Ao todo 3.319 eleitores registraram-se para votar na capital durante o primeiro turno. Joinville ficou na segunda posição com 923 pedidos, seguida por Blumenau, com 801 registros.


Justificativa

Quem estiver fora do seu domicílio eleitoral e não puder comparecer à eleição deve justificar seu voto. O procedimento é simples e não demora mais que cinco minutos. Para justificar a ausência o eleitor deve preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral e entrega-lo na mesa receptora de justificativas – e, se não houver, em qualquer local de votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário