21 de julho de 2014

MEIO AMBIENTE

MATERIAL RECOLHIDO DEPOIS DA ENCHENTE SERÁ SEPARADO

Mutirão intitulado “Jaraguá solidário e sustentável” acontece no dia 2 de agosto e conta com ajuda de voluntários. Mais de mil toneladas estão em aterro no bairro Três Rios do Norte

A Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Fujama realizam no dia 2 de agosto, sábado, o Mutirão Jaraguá Solidário e Sustentável. Será uma força-tarefa para selecionar e dar destino correto a mais de mil toneladas de materiais recolhidos na frente de residências e estabelecimentos comerciais nas semanas que se seguiram à maior enchente já sofrida pela cidade, no início do mês passado. Entidades organizadas e a população em geral podem ajudar na seleção do material. O trabalho começa às 8 horas, no aterro de material de construção civil da empresa Spézia, nos fundos da Olaria Krutzsch, bairro Três Rios do Norte.


O presidente da Fujama, Leocádio Neves e Silva, organizador do mutirão, explica que no período pós-enchente a prefeitura carregou mais de 300 caminhões com camas, colchões, armários, sofás, brinquedos, TVs, entre outros itens, atingidos pelas águas das enchentes. “Boa parte desses materiais pode ser aproveitada, como as madeiras que podem virar cavaco; os metais, como cabeceiras de camas, que podem ser enviados a empresas de reciclagem, assim como os plásticos de eletrodomésticos. Aquilo que não puder ser reaproveitado ou reciclado, será enviado a aterros especializados, custeado pela prefeitura”, explica. “Se simplesmente enviássemos todo o material a aterros pela região, o custo público disso ultrapassaria R$ 100 mil”, afirma Silva. Além de diminuir o impacto ambiental e financeiro, a ação quer criar uma consciência ambiental e de sustentabilidade na população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário