25 de junho de 2014

Vereador Arlindo Rincos
Vereador sugere mobilização para valorizar CVV

Os recentes casos de suicídio na cidade mobilizaram uma nova discussão sobre os serviços de auxílio para pessoas depressivas e com tendências para a ação. Na sessão de ontem, 24, o vereador Arlindo Rincos utilizou a tribuna para falar sobre o tabu que envolve o tema. Ele defendeu que o assunto precisa ser mais bem discutido em várias esferas e apresentou números estarrecedores sobre o autoextermínio no Brasil e no mundo.
Segundo Arlindo, o Brasil tem uma média de 6,6 suicídios a cada grupo de 100 mil habitantes. O país está entre os 10 que mais apresentam índices de autoextermínio. São 25 suicídios por dia, o que pode chegar a 9 mil por ano. Em todo planeta, a média é de uma morte por esse tipo a cada 40 segundos. O cálculo é de que 1 milhão de pessoas se mate a cada ano.
Arlindo Rincos  disse que  existe um tabu muito grande a respeito do tema, o que prejudica a discussão sobre formas de prevenção. Segundo ele, mais de 90% dos casos poderiam ter sido evitados se a pessoa com problema tivesse alguém para falar sobre as dificuldades. “É isso que propõe o CVV. Quer apenas escutar”, comentou.

Em Jaraguá do Sul, o CVV atende em sua sede, localizada em uma sala cedida pela Prefeitura junto ao terminal rodoviário, e também pelo telefone 3275-1144. O vereador afirmou que a entidade conta hoje com 16 voluntários, plantonistas, mas necessita de aumentar o número de voluntários para possibilitar o atendimento 24 horas por dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário