1 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO SEXUAL

"NÃO SE FAZ EDUCAÇÃO SEXUAL SEM DIÁLOGO", DIZ PSICÓLOGA EM SEMINÁRIO

Iniciou na noite de segunda-feira (30) e prossegue até a tarde desta terça-feira (1º), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), o Seminário da Sexualidade, promovido pelas secretarias municipais da Educação e da Saúde, além da Gerência Regional de Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul (SDR). O evento, direcionado, principalmente, a profissionais que atuam nas unidades educacionais, é mais uma etapa do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).


Na segunda-feira, os participantes puderam acompanhar a palestra “Educação sexual no dia-a-dia”, com a psicóloga Mary Neide Damico Figueiró.
“Não se faz educação sexual sem diálogo. Sempre teremos estudantes fazendo colocações divergentes das nossas. É preciso ouvi-los. A educação sexual é papel da família, sempre. Mesmo que os pais não queiram, eles ensinam em silêncio. Mas será que é tarefa da escola ensinar a sexualidade? Sim. Porque a escola é responsável pela formação por inteiro do aluno e não apenas na forma cognitiva. A sexualidade deve ser abordada não apenas pelos professores de Ciências, mas também de Matemática, História, Química, entre outras disciplinas. Sexualidade é falar sobre as relações humanas, desigualdade, gêneros e diversidade, e não somente falar de onde vêm os bebês e de métodos contraceptivos”, afirma a doutora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário