15 de junho de 2011

USO DE ESCAPES ESPORTIVOS

O comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul, tenente-coronel Rogério Luiz Kumlehn esteve na câmara de Jaraguá. A explanação foi sobre o uso de escapes esportivos em motocicletas, por convite do presidente da Câmara, Jaime Negherbon. Kumlehn explicou a diferença entre escape esportivo e escape original em motos. Segundo ele, existem modelos diversos, mas todos devem possuir silencioso, abafador ou ponteira. Sempre devem conter miolo interno, seja metálico com câmaras (tipo originais) ou lã de vidro (esportivos), para abafar o ruído, mantendo a peça dentro dos padrões permitidos. “Os esportivos têm por função básica dar condição de mais potência para a moto. Mas tem a mesma característica dos originais de fábrica. Não podem produzir situação sonora maior que o escapamento normal”, completou. Ele também informou que o escapamento é de uso obrigatório e que o limite de ruído permitido é de 99 decibéis. O equipamento irregular, segundo ele, ensejou 59 infrações de janeiro a maio deste ano, número que ele considera relativamente baixo. Sobre as consequências do mau uso do escapamento, Kumlehn afirmou que todas as infrações são de natureza grave. E, nestes casos, a PM detém o veículo até a sua regularização. A penalidade é de multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do proprietário do veículo. Além da questão do barulho e perturbação dos escapes, o tenente-coronel ressaltou a situação de outros problemas de abusos, como é o caso do som automotivo, envolvendo perturbação de sossego alheio. Ele observou que a infração não é de trânsito, e que o cidadão responde a termo circunstanciado para que os procedimentos sejam tomados pela Justiça.


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