19 de janeiro de 2011

Telefonia lidera reclamações no Procon

Coordenador do Procon Adilson Macário de Oliveira Jr.

As empresas de telefonia voltaram a liderar o ranking de reclamações no Procon de Jaraguá do Sul em 2010. Das 4.543 reclamações, 1.286 estavam relacionadas aos serviços telefônicos. Em seguida aparecem os registros de problemas com produtos defeituosos, com 1.006; Cobranças e práticas abusivas, 211; Negativação indevida no SPC/Serasa, 123 e Serviços Privados, 397. A informação é do coordenador do Procon no município, Adilson Macário de Oliveira Junior. Ele que assumiu o cargo em setembro do ano passado informa que grande parte das demandas são resolvidas amigavelmente entre consumidores e as empresas. “Depois de esgotadas todas as possibilidades de entendimento abrimos o processo”. Ele informa que o Procon resolveu abrir as portas no último dia 10 de janeiro (estava previsto somente para o dia 24/01) para atender a grande procura. “As principais reclamações deste começo de ano estão relacionadas com as compras de Natal, ou seja, basicamente produtos com defeito entre os quais eletrodomésticos, brinquedos e roupas”. Ainda de acordo com Macário apenas 35% das reclamações são procedentes. “As demais não cabem dentro do código de defesa do consumidor, mas mesmo assim procuramos dar a orientação para que o consumidor tenha seu conflito resolvido. “O Procon só pode interceder em situações que o consumidor tenha como comprovar através de notas fiscais as compras ou serviços” esclarece.

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