2 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010

Qual é a ordem de votação na urna eletrônica ?
Neste domingo os brasileiros votarão para os seguintes cargos: deputado estadual, deputado federal, senador (são duas vagas), governador e presidente. O tempo de votação na urna vai depender da agilidade de cada eleitor, a média prevista é de um minuto e meio, mas o tempo é ilimitado. O horário de votação será das 8h às 17h e neste ano, é obrigatório um documento com foto. (caiu a exigência do título de eleitor).
Confira como será a ordem de votação na urna eletrônica:

DEPUTADO(A) ESTADUAL: primeiro, você irá votar para deputado estadual e é necessário digitar cinco dígitos para esse cargo. Após conferir o nome, a foto e o número do candidato, pressione CONFIRMA ou CORRIGE. A urna irá emitir um sinal sonoro a cada voto confirmado. Se a sua intenção é beneficiar o partido e não um candidato específico, você pode votar na legenda. Para isso, tecle os dois números correspondentes à legenda escolhida e pressione CONFIRMA.

DEPUTADO(A) FEDERAL: são necessários quatro dígitos para votar no deputado federal que será o segundo cargo a aparecer na tela. Confira o nome, a foto e o número do candidato na tela e proceda da mesma maneira para confirmar ou corrigir. Também há opção de votar na legenda.

SENADOR(A): são três dígitos. Assim que confirmado o primeiro voto para o cargo, você deverá votar novamente para senador, pois são duas vagas no Senado. A novidade é que agora, ao digitar o número, aparecerão também as fotos e os dados dos suplentes. Atenção: você não pode votar duas vezes no mesmo candidato.

GOVERNADOR(A): o quinto voto é para o futuro ocupante do Governo do Estado. Agora serão necessários dois dígitos – que são os mesmo da legenda do partido. Ao digitar o número, a tela mostrará também os dados e a foto do candidato a vice na mesma chapa. Após conferir, pressione CONFIRMA ou CORRIGE.

PRESIDENTE(A): é o último voto. Também são dois dígitos (legenda do partido) e, da mesma forma, ao digitá-los aparecerão a imagem e os dados do candidato a vice. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado, encerrando assim a sua participação no primeiro turno destas eleições.

No caso de nenhum candidato aos cargos majoritários (presidente e governador) receber metade dos votos válidos mais um, haverá o segundo turno que está marcado para 31 de outubro.

Você pode fazer o simulador virtual do TSE no link: www.tse.gov.br/internet/eleicoes/urna_eletronica/simulador_Votacao_2010/br.htm

Imprima aqui a sua cola de votação


Nenhum comentário:

Postar um comentário