Chega a 75% a execução da obra de restauração de rodovia em concreto entre Palmas e Clevelândia
Foto: DER
O Departamento de
Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de
Infraestrutura e Logística (SEIL), já chegou a 75% de execução da obra de
restauração em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, na região
Sudoeste. Está sendo utilizada a técnica whitetopping no trecho, em que o
pavimento asfáltico existente é reaproveitado como base para a nova pista de
pavimento rígido de concreto.
Os serviços na rodovia
tiveram início na metade de abril deste ano, em Clevelândia, e agora estão em
Palmas. O concreto é executado em um dos sentidos de cada vez, com operação
pare-e-siga 24h no sentido oposto, mas alguns segmentos já estão com ambas as
faixas de rolamento prontas e tráfego liberado.
A previsão é de concluir
a nova pavimentação até o final de novembro, caso as condições climáticas sejam
favoráveis, e depois concluir os serviços complementares no início de 2025.
Eles incluem a execução de sarjetas triangulares de concreto e outros dispositivos
de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, bem como
finalizar a nova sinalização horizontal, instalar placas, tachas refletivas e
defensas metálicas.
A obra tem extensão de
45 quilômetros, indo do viaduto da Codapar em Palmas até a rotatória com a
Avenida Nossa Senhora da Luz em Clevelândia, um investimento de R$
188.250.000,00.
CONCRETO –
O pavimento rígido de concreto tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do
pavimento asfáltico, menor custo de manutenção e conservação, é mais seguro
contra derrapagem e lida melhor com drenagem de água da chuva.
Devido ao grande volume
de tráfego de caminhões na rodovia PRC-280, uma ligação entre o Sudoeste e o
Sul do Estado, o pavimento rígido se mostra a melhor solução para garantir mais
segurança e conforto aos usuários. Ele já foi utilizado no trecho entre o Trevo
Horizonte em General Carneiro e o Viaduto da Codapar em Palmas, e o, e no ano
que vem será executado na ligação entre Clevelândia e Pato Branco, também
passando por Mariópolis.
Fonte: AEN/
Beltrão Agora
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