7 de setembro de 2020

SAÚDE

 Covid-19: Portadores de comorbidades devem redobrar os cuidados

 

Aos poucos e como resultado da queda da curva de contágio do coronavírus, diversas atividades voltam a ser flexibilizadas em Jaraguá do Sul. Porém, especialistas recomendam que idosos e as pessoas que fazem parte dos grupos de risco mantenham o máximo de distanciamento possível, redobrando todos os cuidados. 

As comorbidades mais frequentes entre os pacientes que evoluíram a óbito em decorrência do coronavírus foram: doença cardiovascular (27) e diabetes mellitus (15). Em muitos casos, o mesmo paciente tinha mais de uma comorbidade, ou seja, uma combinação de fatores que aumentam os riscos. Na sequência das comorbidades mais comuns vieram os obesos, portadores de doenças pulmonares e de neoplasia - câncer -  (4 cada). Asmáticos  e doentes neurológicos também apresentaram contagem igual (3 cada). Os doentes metabólicos integram dois casos, seguidos de doentes renais, autoimunes e imunodeficientes, com a menor proporção (1 cada).

 Dos 34 óbitos registrados no Painel Covid, com atualização de ontem (2), quase a totalidade apresentava comorbidade. “Um caso apenas não se encaixa como comorbidade, mas trata-se de um integrante de grupo de risco por estar na faixa etária acima dos 70 anos”, explica o gerente de Vigilância Epidemiológica, Geovani Carvalho Lombardi.

Isso não significa que as pessoas saudáveis não possam morrer pelo vírus, mas coloca esse grupo em sobressalto. De acordo com o médico pediatra e integrante do Comitê de Combate ao Coronavírus, Rodrigo Ferreira de Souza, “o número de óbitos chamou atenção no último mês por tratar-se de doentes internados há mais de um mês em estado grave que, infelizmente, não apresentaram uma evolução esperada”, pondera. 

"Todos os cuidados de prevenção devem ser mantidos, especialmente nos grupos mais vulneráveis como os idosos e também com os que apresentam comorbidades”, alerta. 

 Cuidados básicos como higiene das mãos, uso de máscaras e  distanciamento social devem ser recomendados, além de todas as outras práticas previstas pela 
Cartilha de Boas Maneiras de Convivência Covid-19, elaborada pelo Comitê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário