19 de março de 2020


Prefeitura de Jaraguá do Sul decreta situação de emergência


Na tarde desta quarta-feira, 18 de março, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, decretou situação de emergência no Município (13.723/2020) em função do avanço do coronavírus em Santa Catarina. A medida também atende às orientações contidas no decreto 515/2020 do governo do Estado, que determinou o fechamento do comércio não essencial e proibiu a circulação do transporte coletivo.
Entre as deliberações da Prefeitura de Jaraguá do Sul e que entram em vigor nesta quinta-feira, 19 de março, está a adoção de recesso de sete dias, sendo mantidos plantões em todos os setores do Executivo. A exceção é a Saúde, que funcionará com toda capacidade.
Outra decisão tomada foi o fechamento das escolas já a partir desta quinta-feira, dia 19, e não mais na próxima segunda-feira, dia 23, como estava previsto. A definição se deu por conta do decreto estadual promulgado pelo governador Carlos Moisés, do possível agravamento do quadro no Estado e também em função do não funcionamento do transporte coletivo.
 O prefeito Antídio Lunelli fez um pronunciamento pedindo calma à população e orientando a comunidade a ficar em casa. “Quem puder ficar em casa essa é a recomendação. Diminuindo a circulação de pessoas estamos contendo o avanço do coronavírus. Porém, o Município manterá os serviços essenciais e permanecerá atento aos desdobramentos dessa epidemia. Unidos sairemos mais rápido desta crise”, disse.

Tire suas dúvidas

Quais são os serviços essenciais que podem ser mantidos?
- Na Prefeitura de Jaraguá do Sul todos os setores terão plantão para atendimento preferencialmente por telefone e online;
- Todos os postos de Saúde estarão abertos normalmente;
- Os hospitais atenderão normalmente;
- O setor de segurança trabalha normalmente.


Seguem abertos na rede privada:

- Farmácias
- Supermercados
- Postos de combustível
- Funerárias
- Distribuidoras de água e gás
- Clínicas veterinárias de emergência
- Serviços de telecomunicações
- Segurança privada


Os transportes coletivos estão suspensos?
Sim, por um período de sete dias.


Motoristas de aplicativo e de táxi podem seguir trabalhando?
Sim, os transportes por aplicativo e táxis seguem normalmente.

Bancos estarão fechados?

Sim. Operações bancárias devem ser feitas apenas por meio de caixas eletrônicos e do internet banking.

Os Correios irão funcionar?

As agências de atendimento dos Correios devem ficar fechadas. Sobre a distribuição, ainda não há deliberação.

Haverá fiscalização das medidas de restrição?

Sim. A Polícia Militar, a Polícia Civil e as demais forças de segurança foram orientadas a fazer a fiscalização.

Como fica a situação dos aplicativos e estabelecimentos com delivery, no sistema de entrega em casa?

Os estabelecimentos do ramo alimentício que realizam entregas podem seguir atuando com o sistema de delivery.


Podem ser promovidos eventos?

Eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos, estão suspensos pelo período de 30 dias.

As indústrias podem seguir funcionando?

Sim desde que adotadas medidas de prevenção e, quando necessário, como em caso de cidades com transmissão comunitária, com equipe reduzida.

Como fica a situação dos hotéis?

O decreto estabelece que novos hóspedes não podem ser aceitos. Aqueles que já estavam hospedados podem permanecer até o fim do período programado. Aqueles que já tenham reserva não devem se dirigir ao hotel.


Cirurgias eletivas estão suspensas?

Sim. Consultas ambulatoriais e exames eletivos também estão suspensos na rede pública. Caberá às unidades realizar o reagendamento.


Imprensa

O ramo da imprensa foi mantido como atividade essencial, inclusive em função da necessidade de informação oficial e de qualidade para a população. Mas devem ser adotadas as medidas de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário