14 de outubro de 2019


Prefeito e secretários lamentam vandalismo na Via Verde


Uma obra esperada há muito tempo pela comunidade, o Parque da Via Verde não foi poupado pelos vândalos que, no último fim de semana, derrubaram cerca de 20 pés de Ipês plantados pela Prefeitura para deixar o local mais belo e agradável.

A ação chocou a comunidade e nas redes sociais gerou revolta. Para o prefeito Antídio Lunelli é lamentável que este tipo de crime ocorra em Jaraguá do Sul, uma cidade exemplo de educação e cidadania. “Destoa muito, formamos uma comunidade que participa, atua voluntariamente, temos orgulho dos nossos índices e qualidade de vida. Por isso, não podemos tratar de casos assim como sendo natural. É crime, precisa ser investigado e punido”, diz.

O vandalismo ocorreu na madrugada de domingo e, segundo o secretário Onésimo Sell, no mesmo dia a equipe de Obras já trabalhou no replantio de algumas mudas. Na manhã desta segunda-feira, um novo reforço está sendo feito.

“A Via Verde é um patrimônio da comunidade. Um parque esperado há anos, local de reunião de famílias e amigos. Pedimos que as pessoas fiquem atentas e denunciem casos suspeitos”, diz. As denúncias podem ser feitas diretamente para a Polícia Militar, no telefone 190, ou na Ouvidoria da Prefeitura (0800-642-0156).

Câmeras de monitoramento serão colocadas no local assim como no Parque da Inovação, que também tem sido alvo de criminosos mesmo antes de ser inaugurado. Cinco boletins de ocorrência na Delegacia da Polícia Civil por vandalismo já foram registrados, as ocorrências envolvem a destruição de quiosques construídos e furto de um gerador pertencente à empresa que executora da obra.

“Devido a estes problemas, tivemos que contratar vigias para fazer ronda no local e também já conversamos com o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Reisdorfer, que nos assegurou que irá montar um projeto específico para coibir este tipo de ocorrência no Parque”, relata o presidente da Fujama, Normando Zitta. Ele acrescenta que as ocorrências também estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

Normando Zitta lembra que o projeto do Parque da Inovação - com previsão de entrega até o fim do 1º semestre de 2020 – contará com estruturas como guaritas e câmeras de segurança. O dirigente da Fujama também lamenta as ocorrências. “As pessoas têm que saber que é dinheiro público que está sendo investido. Cada vez que precisamos consertar algo que foi deliberadamente quebrado temos que aplicar recursos e mão de obra que poderiam ser direcionados para outras áreas.”


 
As denúncias podem ser feitas diretamente para a Polícia Militar, no telefone 190, ou na Ouvidoria da Prefeitura (0800-642-0156).

Nenhum comentário:

Postar um comentário